Bruna Lofego, especialista em coworking, explica como os escritórios compartilhados ajudam neste novo modelo de trabalho, que está em alta
O ambiente corporativo se renova a cada dia e, após a pandemia de Covid-19, que fez com que a maioria das empresas aderisse ao home office ou modelo híbrido, cada vez mais os colaboradores prezam pela flexibilidade na rotina de trabalho. Segundo pesquisa da Gallup de 2023, profissionais valorizam horários flexíveis de entrada e saída (33%), autonomia para definir seu turno (31%) e mais tempo off remunerado ou de férias (57%). Com isso, um novo formato de trabalho vem ganhando espaço nas empresas: o ‘workation’.
O ‘workation’ é a combinação de férias e trabalho, onde o funcionário concilia o cumprimento de suas responsabilidades profissionais com a experiência de estar em um local turístico, permitindo um equilíbrio entre trabalho e lazer. “Os profissionais estão em busca de novas maneiras de sair um pouco da rotina estressante do escritório, e com o ‘workation’ isso é possível. De olho nessa tendência, diversos hotéis já estão investindo em espaços de coworking para atender a essa necessidade”, comenta Bruna Lofego, especialista em coworking.
Essa tendência é impulsionada pelo reconhecimento de que o local de trabalho não precisa ser restrito a um escritório físico e fixo. Com as tecnologias atuais, é possível trabalhar de qualquer lugar, desde que haja uma conexão confiável com a internet. “É dessa forma que os espaços de coworking podem ajudar, considerando que oferecem a infraestrutura completa para profissionais que desejam manter sua produtividade durante o ‘workation’. Equipados com todas as comodidades essenciais, desde estações de trabalho bem equipadas até salas de reuniões modernas, os espaços compartilhados permitem que indivíduos continuem seus projetos profissionais enquanto exploram novos destinos”, avalia Bruna.
Além da infraestrutura, os espaços de coworking também promovem o networking entre profissionais de diversas áreas. “O ‘workation’ não apenas proporciona um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, mas também incentiva a criatividade ao expor os profissionais a novos ambientes e influências”, comenta.
Portanto, à medida que a tendência do ‘workation’ ganha força, os espaços de coworking ganham cada vez mais força como aliados cruciais para aqueles que buscam uma abordagem flexível para o trabalho. “Com a capacidade de combinar a produtividade do ambiente de trabalho com a inspiração de destinos variados, o ‘workation’ está remodelando a forma como vivemos e trabalhamos”, diz ela.
Por que escolher um coworking para o ‘workation’?
Ao optar por um coworking durante seu ‘workation’, os profissionais se beneficiam com a flexibilidade de localização e ambiente propício à produtividade. “Esses espaços oferecem uma infraestrutura adaptável e produtiva, equipada com estações de trabalho modernas e acesso à internet de alta velocidade. A estrutura permite que os colaboradores mantenham sua eficiência enquanto desfrutam de momentos de lazer. Além disso, a flexibilidade de visitar diferentes destinos enriquece a experiência”, comenta Bruna.
O ‘workation’ no coworking possibilita ainda a interação com uma comunidade diversificada de profissionais, por serem ambientes ideais para o networking e a colaboração, reunindo pessoas de várias áreas. “A troca de ideias com indivíduos inspiradores e a exposição a diferentes modos de pensamento podem desencadear insights criativos, e podem contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional. Essa interação não apenas impulsiona o crescimento imediato, mas também gera conexões valiosas que podem se estender para o futuro”, finaliza.
Sobre Bruna Lofego – É CEO & Founder daCWK Coworking e criadora do pioneiro método “Coworking de Sucesso”. Considerada a única especialista do Brasil no segmento, lançou em 2016 a mentoria Como Montar seu Coworking, na qual ensina o passo a passo para estruturar um negócio na área, com base na sua trajetória como empreendedora. Mais de 2.000 pessoas já tiveram como base a sua metodologia.