Pular para o conteúdo

Conheça 3 terapias que unem tecnologia e tradição contra o estresse

Sauna Infrared, Cabine Binaural e Cápsula de Flutuação estão em alta nas clínicas de wellness. Saiba mais sobre elas

Cuidar da saúde mental e do bem-estar é uma das principais preocupações de saúde da atualidade. Uma pesquisa feita pela consultoria McKinsey & Company, com 7,5 mil consumidores de seis países, mostrou que 79% enxergam o bem-estar como importante, e 42% dos entrevistados o consideram uma grande prioridade.

Para atender a essa crescente demanda, as clínicas de wellness estão oferecendo tratamentos e experiências exclusivas, personalizando o atendimento e apostando em tecnologia de ponta para oferecer o melhor à população. Sauna Infrared, Cabine Binaural e Flutuação são 3 dessas terapias em alta na busca pelo bem-estar. “Essas experiências sensoriais oferecem uma vivência única e transformadora às pessoas, capazes de criar uma sensação de relaxamento profundo e ainda reduzir o estresse”, explica Tatiana Santana, empresária e idealizadora do Sommos SPA, que aposta em tratamentos de ponta aliados à inspiração nos rituais e tradições dos povos antigos.

“Criamos o Sommos para ser uma opção no cuidado integral do ser humano, com o equilíbrio entre a saúde física, mental e emocional. Mas não queríamos ser apenas mais um spa, por isso investimos em máquinas modernas e tratamentos inovadores para levar às pessoas experiências realmente diferenciadas”, conta a empreendedora.

Conheça mais sobre essas três terapias:

Cápsula de flutuação

Deitar-se em uma piscina com alta concentração de sal Epsom – que permite que o corpo flutue sem esforço -, em um ambiente silencioso e escuro é uma experiência única, capaz de promover um profundo relaxamento. É isso que oferece a cápsula de flutuação. Também conhecida como float therapy, trata-se de uma experiência de privação sensorial que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, melhora o sono e a concentração, além de aliviar dores musculares e tensão. Dentro da cápsula são colocados 600 kg de sal Epsom e 900 litros de água, e o ambiente é filtrado regularmente, como em uma piscina.

A história do tratamento de flutuação remonta a meados dos anos 50, quando o médico e neurocientista John C. Lilly desenvolveu um tanque de privação sensorial para estudar os efeitos da estimulação zero no cérebro. A partir daí, o conceito evoluiu para incluir a terapia de flutuação, que tem sido usada desde então para ajudar a alcançar estados profundos de relaxamento e bem-estar. O Sommos SPA, em São Paulo, é uma das únicas clínicas de bem-estar do Brasil que conta com essa inovação.

Cabine de Terapia Binaural

Binaural significa “estar relacionado às duas orelhas”. É nesse pilar que se apoia essa terapia, que envolve a reprodução de dois sons diferentes, um em cada ouvido, o que cria a ilusão de um som que estimula a atividade cerebral e ajuda a induzir a um estado de relaxamento. A prática da terapia binaural tem origem na década de 1830, quando o físico alemão Heinrich Wihelm Dove descobriu o efeito binaural. A cabine foi desenvolvida para fornecer um ambiente acusticamente isolado e controlado, onde é possível receber os benefícios da terapia de forma mais eficaz.

A Cabine de Terapia Binaural é equipada com fones de ouvido especiais que reproduzem os sons de maneira precisa e sincronizada – o som binaural. O espaço cria uma experiência imersiva e envolvente, que ajuda a promover relaxamento e reduzir o estresse. Outros benefícios da terapia incluem redução da ansiedade, melhora da qualidade do sono, aumento da concentração e foco, alívio da dor e aumento da sensação de bem-estar geral.

Sauna Infrared

A sauna infravermelha é uma variação da sauna tradicional, que utiliza lâmpadas infravermelhas para aquecer o corpo de dentro para fora, mas sem aquecer o ar ao seu redor. A origem da sauna infravermelha remonta à década de 1960 e foi desenvolvida no Japão como alternativa mais suave às saunas tradicionais. Pode ser usada por períodos mais longos sem causar desconforto ou desidratação.

A técnica foi inspirada na prática de “sun bathing” ou “banho de sol”, uma tradição japonesa que envolve sentar-se ao sol para melhorar a saúde. As terapias japonesas têm sido valorizadas por suas propriedades de cura e bem-estar por muitos séculos, e a sauna infravermelha é apenas uma de muitas técnicas que têm suas raízes no Japão.

Os benefícios da sauna infrared incluem relaxamento muscular, alívio de dor, desintoxicação, melhora da circulação sanguínea e da função imunológica, além de redução do estresse e da ansiedade. A luz infravermelha também pode ajudar a aumentar a produção de colágeno, melhora da aparência da pele e redução dos sinais do envelhecimento. A experiência é geralmente considerada mais suave que a da sauna tradicional, porque a temperatura é mais baixa e o ambiente menos úmido. Isso torna a sauna infrared uma opção mais confortável para pessoas que não toleram calor excessivo.

Para Tatiana Santana, que oferece os três tratamentos no Sommos SPA, é importante que as pessoas entendam que o bem-estar não está apenas aliado à massoterapia, mas novos tratamentos surgem para complementar os tradicionais e também proporcionar novas experiências.