Festival The Town deve gerar demanda de 800 a 1.000 diárias para eventuais na capital, prevê divisão especializada em contratação para o setor de Hospitalidade da Gi Group Holding
A realização de grandes eventos e o crescimento do turismo estão abrindo oportunidades de trabalho para eventuais no estado de São Paulo. A Gi Horeca, divisão especializada em serviços de contratação e gestão de mão de obra para o setor de Hospitalidade da Gi Group Holding, prevê que somente o festival The Town, que acontece de 2 a 10 de setembro no Autódromo de Interlagos, na capital paulista, crie uma demanda de 800 a 1.000 diárias para eventuais.
Segundo Sérgio Ferreira, diretor da Gi Horeca, os números do evento representam uma alta de pelo menos 80% na demanda por diárias de eventuais que a empresa recebe semanalmente na capital e a busca de profissionais contempla as áreas de Alimentos e Bebidas (A&B), incluindo garçons, cozinheiros e camareiras.
Os eventos vêm movimentando o mercado de trabalho para eventuais desde o início do ano na capital paulista. Para o Lollapalooza, realizado em março, por exemplo, a Gi Group contratou 709 diárias e também há oportunidades de contratações no interior e litoral de São Paulo. “No primeiro semestre de 2023, houve crescimento de 50% de oportunidades em relação ao mesmo período de 2022 e se contarmos capital e cidades do interior, são atualmente cerca de 1.300 diárias por semana”, completa Ferreira.
Sorocaba e Atibaia
Em Sorocaba, por exemplo, um Hotel em um condomínio de luxo que é atendido pela Gi Horeca já gera de 80 a 100 diárias por semana e, com a inauguração de mais um hotel do mesmo grupo, prevista até dezembro, a expectativa é que esse número aumente. Por isso, a empresa está buscando na região profissionais como cozinheiro, auxiliar de cozinha, garçom e camareira, etc.
“Em função do estilo do hotel, esses profissionais precisam ter pelo menos 1 ano de experiência no ramo. A exigência é para talentos especializados. É essencial ainda que esses profissionais apresentem boa comunicação. Os candidatos também precisam ter agilidade e saber respeitar hierarquia”, afirma Sérgio Ferreira, diretor da Gi Horeca.
Segundo Ferreira, a exigência por profissionais especializados dificulta o preenchimento de vagas. A empresa está buscando, por exemplo, candidatos da capital para atender em outros municípios. “Em Atibaia, por exemplo, há hotéis que contratam a Gi para buscar mão de obra em São Paulo. Além de qualificados, esses profissionais precisam ser da capital e ter disponibilidade para viagem até Atibaia”, explica o executivo.
Sobre a GI Group:
A Gi Group Holding trabalha para promover um mercado sustentável, ágil, eficiente e gratificante para empresas e profissionais, atendendo às suas necessidades em constante transformação. A companhia possui mais de 6.000 funcionários e, graças à sua presença direta e às suas parcerias estratégicas, está presente em mais de 100 países na Europa, APAC, Américas e África. Prestando serviços a mais de 20mil clientes e com faturamento de 3,3 bilhões de euros (2021), a Gi Group Holding é a 5ª maior empresa europeia de recrutamento & seleção e a 15ª em todo o mundo, de acordo com a SIA – Staffing Industry Analysts. No Brasil, a Gi Group Holding possui 21 filiais e atua em todo o território nacional.
Saiba mais em: www.gigroupholding.com.br