Nos últimos tempos, temos testemunhado uma verdadeira febre em torno do colágeno, substância que promete tantos milagres.
De estantes de farmácias a influenciadores nas redes sociais, o colágeno parece estar em todos os lugares. Mas, em meio a toda essa agitação, a nutricionista Evie Mandelbaum, porta-voz da Noàzis, levanta a seguinte reflexão: “Todo mundo quer tomar colágeno, mas quantos de nós de fato entende o que ele é e qual sua função em nossa saúde?”. Por trás da popularidade e do frenesi comercial, existe todo um funcionamento sofisticado e complexo, envolvendo o colágeno dentro de nosso organismo.
De acordo com a nutricionista, o colágeno não é apenas uma suplementação da moda, mas uma proteína que atua diretamente na arquitetura do nosso corpo. As proteínas são grandes moléculas presentes no corpo, para dar estrutura e função às células. Cabelo, pele, músculo, pelos, ossos, tendões: todos são feitos de proteínas. “Elas têm várias funções no nosso organismo, como o crescimento e manutenção dos tecidos, reações químicas essenciais ao metabolismo, digestão, produção de energia, coagulação do sangue, contração muscular, atuam como mensageiros (hormônios), manutenção do pH, imunidade, transporte e armazenamento de nutrientes”, afirma Mandelbaum.
As proteínas, segundo ainda a nutricionista, são formadas por pequenas partes, chamadas aminoácidos. Evie Mandelbaum dá um exemplo poderoso para entendermos de fato o que isso significa: “Imaginem as proteínas como paredes de tijolos, com cada tijolo representando um aminoácido. Quando esses aminoácidos se ligam, formam peptídeos, como tijolos cimentados em uma parede. E quando os peptídeos se reúnem em grupos de mais de 100 aminoácidos, a tal parede, estrutura que chamamos de proteína, está completa, formando a base de nossos constituintes físicos”, esclarece.
Entendido isso, continua a profissional, fica mais fácil compreender como o colágeno, como proteína que é, atua em nosso organismo. Proveniente de origem animal, com função estrutural (firmeza, elasticidade e sustentação), ele é nada menos que uma das proteínas mais abundantes no nosso corpo, estando presente, principalmente, nos tecidos conjuntivo e ósseo.
Uma meta-análise envolvendo 19 estudos e mais de 1.000 participantes, com idades entre 20 e 70 anos, revelou que a suplementação de colágeno hidrolisado durante 90 dias resulta em benefícios notáveis para a pele. As rugas diminuem, a elasticidade melhora e a hidratação é restaurada. E o que é mais surpreendente, esses resultados positivos persistem até quatro semanas após a interrupção do suplemento. A porta-voz da Noàzis acrescenta que, no corpo humano, o colágeno corresponde a cerca de 40% das proteínas, sendo os tipos 1 e 3 mais presentes na pele, e o tipo 2 nas articulações, e que é formado por três aminoácidos principais: glicina, prolina e hidroxiprolina. Além desses, contém também outros aminoácidos, chamados por lisina, hidroxilisina e alanina.
Um estudo recente publicado na revista Nature comprova que a ação do colágeno vai muito além da pele. Os diferentes tipos de colágeno estão presentes na córnea, na válvula cardíaca, no tecido adiposo, nos vasos sanguíneos, nos tendões e ligamentos, nos discos e cartilagens e em muitas outras partes do corpo humano. Mas, é importante lembrar que ele conta com o auxílio de vitaminas e minerais essenciais para sua produção, como Evie destaca: “Vitaminas como C, A, E, biotina e minerais como silício, cobre e zinco são parceiros essenciais nessa jornada de formação do colágeno. Portanto, para a formação de colágeno, tanto naturalmente pelo organismo, como através da suplementação, é necessário um aporte de nutrientes completo”, ressalta Mandelbaum.
Diante de toda essa riqueza de informações, o colágeno é muito mais do que uma tendência passageira. É uma peça vital na complexa e maravilhosa máquina que é o nosso corpo. Portanto, ao buscarmos formas de promover nossa saúde e beleza, é fundamental entendermos a presença do colágeno e como ele trabalha para manter o corpo em harmonia.