Pular para o conteúdo

Repare na bagunça – Estudos mostram os riscos que uma casa desorganizada representa para a nossa saúde física e mental

Segundo pesquisa feita pelo Journal of Environmental Psychology, que teve como amostragem 1.400 pessoas, com idade média de 54 anos, ambientes desorganizados interferem diretamente no bem-estar e na qualidade de vida dos moradores de uma residência. Já o estudo promovido pelo Instituto de Neurociência da Universidade Princeton, revela que uma casa desorganizada aumenta o estresse e leva à exaustão. A desorganização dificulta a concentração, o foco e o processamento de informações, forçando as pessoas a gastarem mais energia e esforço na realização das tarefas diárias.

“Objetos espalhados pela casa, pia com louças para lavar, roupas amontoadas pelos cantos e acúmulo de lixo, promovem o caos no ambiente, refletindo igualmente na saúde mental dos moradores da casa”, pontua José Roberto Campanelli, fundador e diretor da Mary Help, rede de franquias intermediadora de profissionais para os mais variados serviços domésticos.

Mas, por onde começar?

Para promover um ambiente mais harmônico, considere as seguintes dicas de Campanelli:

Desapegue: Avalie os objetos, considere se foram utilizados nos últimos meses e se realmente são úteis. Caso contrário, doe ou descarte. Essa prática ajuda a reduzir o acúmulo de itens desnecessários.

Cada coisa no seu lugar: Organize objetos por categorias, como livros, cosméticos, roupas e sapatos. Utilize caixas organizadoras e etiquetas para facilitar a identificação e evitar a desordem.

Ligue o som: Enquanto organiza, coloque uma música alegre. A música pode tornar a tarefa agradável e incentivar a continuidade da organização.

Crie hábitos: Mantenha a rotina de guardar os itens em seus devidos lugares. Reserve um tempo diário para recolocar sapatos, roupas e objetos em ordem, evitando que a desorganização ocorra novamente.

Pequenos passos: Não se sinta pressionado a organizar tudo de uma vez. Divida a tarefa focando em um cômodo por vez. Isso tornará o processo mais fácil e menos desgastante.

É importante ressaltar que um ambiente organizado, além de contribuir para a estética da residência, traz uma sensação de tranquilidade para os moradores. Investir na organização é investir no bem-estar. “Na Mary Help, oferecemos serviços profissionais de faxineiros, passadeiras, jardineiros, entre outros, contratados online com rapidez e segurança. Afinal, é importante contar com ajuda profissional para restabelecer a saúde física e mental, trazendo benefícios para todos os moradores”, conclui Campanelli. 

Sobre a Mary Help

Fundada em 2011 e tendo como um dos atrativos o seu baixo investimento – é possível tornar-se um franqueado a partir de R$35 mil – a Mary Help faz cerca de 700 mil diárias por ano e tem cadastradas quase 9 mil diaristas preparadas para atender os clientes de forma prática, rápida e segura, seja através de aplicativo próprio, pelo site, WhatsApp ou telefone.