Pular para o conteúdo

Por que a TV Smart virou sonho de consumo das famílias?

Conheça mais sobre a Smart TV, suas características e vantagens

As televisões estão cada vez mais modernas proporcionando experiências incríveis para os usuários. Antes de comprar uma Smart TV é interessante pesquisar opções de cupons de desconto, oportunidades como cupom nas Casas Bahia podem ajudar a adquirir um equipamento moderno e de alta definição com um preço mais interessante.

Mas, afinal, por que será que a televisão Smart tem sido considerada um dos principais sonhos de consumo das famílias brasileiras? Quais são as características e particularidades deste equipamento? E como escolher o melhor produto? 

O que é uma Smart TV?

A “Smart TV” ou “televisão inteligente” é um dos modelos mais populares no mercado atualmente.

Isso porque se trata de um equipamento com resolução de alta qualidade que oferece acesso à Internet por meio de conexão com rede Wi-Fi e/ou via cabo.

Com essas características, ela torna a experiência de conectividade mais completa, permitindo que os usuários acessem facilmente plataformas de serviços de streaming e acessem redes sociais como o YouTube. 

Quais são as principais características destes equipamentos?

Ao começar a procurar uma Smart TV, o consumidor vai se deparar com uma infinidade de opções, de diferentes marcas, funcionalidades e polegadas. Separamos algumas informações úteis que vão auxiliar na compra.

Resolução

A resolução é uma das principais diferenças entre os vários produtos disponíveis no mercado. É ela que determina a qualidade da transmissão e é medida pela quantidade de linhas e colunas de pixels que formam a imagem exibida na tela. Conheça os tipos de resolução das televisões Smart:

  • HD — 1280×720 pixels: cores vivas e com bom contraste, tem uma boa visualização em telas de até 32 polegadas.
  • Full HD — 1920×1080 pixels: apresenta maior qualidade e contraste em relação aos televisores HD, é uma boa opção em termos de custo-benefício para quem deseja adquirir um aparelho com mais de 32 polegadas. 
  • Ultra HD ou 4K — 3840×2160 pixels: oferece uma imagem quatro vezes mais nítida que a Full HD, altíssima qualidade inclusive em telas grandes.
  • 8k — 7680×4320 pixels: é oito vezes mais nítida que a Full HD, entre as quatro ela é considerada com resolução superior. 

Tamanho da tela — polegadas

Como você viu, a resolução está atrelada ao tamanho da tela. Esse é um fator a ser levado em consideração na hora de comprar. Somado a isso, avalie qual é o melhor tamanho conforme o espaço disponível e ambiente no qual o equipamento será instalado.

Telas grandes demais em ambientes pequenos, ou o contrário, podem trazer prejuízos na sua experiência. Espaços pequenos devem ter televisores de até 40 polegadas, enquanto ambientes grandes recebem melhor aparelhos a partir de 43 polegadas. Confira os tamanhos indicados e a respectiva distância do espectador:

  • Smart TV de 32 polegadas: mínimo de 1,20m de distância;
  • Smart TV de 40 polegadas: mínimo de 1,50m de distância;
  • Smart TV de 50 polegadas: mínimo de 1,90m de distância;
  • Smart TV de 60 polegadas: mínimo de 2,20m de distância; 
  • Smart TV de 70 polegadas: mínimo de 2,50m de distância.

O aparelho deve ser instalado na altura dos olhos, já que isso proporciona a melhor experiência e evita problemas posturais. 

Sistema

Por fim, é recomendado avaliar o tipo de sistema oferecido. Opte por um sistema que comporte uma quantidade interessante de aplicativos. As marcas contam com diferentes sistemas:

  • Tizen — utilizado pela Samsung.
  • WebOS — utilizado pela LG, AOC e alguns modelos de Philips e TCL.
  • Android TV do Google — utilizado pela Panasonic, Philips, Sony e TCL. 

De forma geral, todos os sistemas já vem com suporte para os principais serviços de streaming e YouTube. No entanto, vale a pena aprofundar as diferenças entre cada tipo de sistema a fim de encontrar aquele que se adapta melhor às suas necessidades.

A TV Smart proporciona uma experiência única. Antes de comprar, leve em consideração o espaço disponível para instalação, o seu nível de exigência em termos de qualidade e a finalidade principal do televisor.