Descubra as vantagens do Sistema de Amortização Constante na compra de imóveis. Otimize seus pagamentos e realize seu sonho da casa própria!
Uma das principais preocupações ao adquirir um imóvel é encontrar a melhor forma de financiamento que se encaixe nas possibilidades e necessidades do comprador. Nesse sentido, o Sistema de Amortização Constante surge como uma opção atraente e vantajosa.
Isso porque, o SAC, como também é conhecido o sistema, oferece uma série de benefícios que podem facilitar a aquisição da casa própria já que, ao utilizar esse método de pagamento, os compradores podem contar com prestações que diminuem ao longo do tempo.
Essa característica do SAC torna o financiamento mais acessível a longo prazo e permite um planejamento financeiro mais preciso. Saiba mais sobre o Sistema de Amortização Constante e, principalmente, porque utilizar o método na compra de imóveis!
O que é o Sistema de Amortização Constante (SAC)?
O Sistema de Amortização Constante (SAC) é um método de amortização de dívidas que consiste em pagar parcelas iguais, mas com juros que diminuem ao longo do tempo. Isso ocorre porque o valor da amortização é constante, mas o valor dos juros diminui à medida que o saldo devedor diminui.
Na Tabela SAC, a amortização é calculada de forma constante ao longo do período do empréstimo. Isso significa que a cada período, a parte do pagamento destinada à amortização do principal é fixa, enquanto os juros são calculados com base no saldo devedor remanescente.
A fórmula utilizada para calcular a amortização em cada período no SAC é a seguinte:
Amortização = Saldo Devedor Inicial / Número Total de Períodos
Assim, no início do empréstimo, a maior parte do pagamento consiste em juros, já que o saldo devedor é mais alto. Conforme os pagamentos são feitos, o saldo devedor diminui e, consequentemente, a parte da amortização aumenta ao longo do tempo.
Por que usar o Sistema de Amortização Constante na compra de imóveis?
O SAC é um método vantajoso pois permite que o saldo devedor seja amortizado mais rapidamente. Isso significa que o tomador do empréstimo ou financiamento paga menos juros no total.
Além disso, é possível visualizar o valor das prestações de um empréstimo amortizado pelo SAC por meio de uma tabela que mostra o valor da amortização, o valor dos juros e o valor total da parcela para cada mês.
Sem contar que, como o valor pago a cada mês diminui, o impacto financeiro é menor ao longo do tempo e a sensação de tranquilidade aumenta, já que não haverá valores extras a serem pagos posteriormente.
Tabela SAC e Tabela Price: principais diferenças
A Tabela SAC e a Tabela Price são dois métodos de amortização de dívidas que são usados em financiamentos e empréstimos. A principal diferença entre os dois métodos é que a Tabela SAC tem parcelas decrescentes, enquanto a Tabela Price tem parcelas constantes.
Na Tabela SAC, a parcela de amortização do saldo devedor é constante, enquanto a parcela de juros diminui ao longo do tempo. Isso ocorre porque o saldo devedor diminui a cada mês, o que faz com que a parcela de juros também diminua.
Enquanto que, na Tabela Price, a parcela como um todo é constante ao longo do tempo. Isso significa que a parcela de amortização do saldo devedor é menor no início do financiamento e vai aumentando ao longo do tempo. A parcela de juros, por outro lado, é maior no início do financiamento e vai diminuindo ao longo do tempo.
Ou seja, a Tabela SAC costuma ser uma opção mais vantajosa para quem deseja pagar menos juros no financiamento. E a Tabela Price, mais indicada para quem deseja ter parcelas mais baixas no início do financiamento.
De forma resumida, o Sistema de Amortização Constante é um dos modelos mais usados pelos bancos, além de ser uma opção muito apreciada pelos compradores que podem investir mais no início do financiamento e buscam a tranquilidade de pagar menos nas parcelas finais.