Pular para o conteúdo

Você sofre de FOMO? (Medo de perder oportunidades)

A FOMO é a sigla da expressão “fear of missing out”, que significa “medo de perder oportunidades”. Ela se caracteriza por uma necessidade constante de saber “o que está rolando”, o que outras pessoas estão fazendo e se não está ficando de fora de algo importante. A FOMO está, geralmente, associada a sentimentos de ansiedade, inveja, medo de estar sendo excluído de qualquer ocasião e pode impactar atividades de vida diária, tirar a atenção tarefas sociais, estudo e trabalho.

Quando você se pergunta constantemente se deveria fazer o que as outras pessoas estão fazendo, no ambiente de trabalho sente-se incapaz porque seus colegas estão mais ativos e participativos em projetos e reuniões, compra algo apenas porque viu um famoso falar sobre, aceita propostas para todos os eventos por medo de sentir-se excluído mesmo que não disponha de recursos financeiros, fique atento.

Todos estes comportamentos são resultantes da angústia causada pela insegurança de viver offline e podem gerar ansiedade, estresse, mau humor, desconforto ou mesmo depressão.

O que podemos fazer para evitar?

– Viver os momentos e não só publicá-los;
– Reduzir o tempo de uso do celular e redes sociais;
– Ter atividades de lazer sem o uso do celular como ler, ver filmes, passear com animal de estimação
– Interiorizar que as pessoas que postam conteúdos na internet não têm vidas perfeitas e que escolhem os melhores momentos para partilhar.

Na maioria dos casos quando existe ansiedade e mal estar grave por causa da FOMO, é aconselhado consultar um psicólogo. A Psicoterapia é uma grande aliada no combate da síndrome, através da terapia é possível encontrar o equilíbrio para uma vida social saudável, um ambiente corporativo que te motive e saúde emocional.

Laura Carvalho S. Sabino


Psicóloga – CRP 06/100068
Instagram: @psico.lauracarvalho