Leia o artigo e saiba se é possível andar com pneu de trilha no asfalto!
Alguns proprietários de veículos escolhem o pneu off-road, apostando em um estilo fora de estrada. Mas será que essa é uma boa ideia? É importante que o consumidor entenda as perdas e os riscos que isto trará ao pneu e à segurança dos ocupantes do veículo e a sua volta.
Fique na leitura e entenda mais!
O que são os pneus off-road?
Os pneus off-road são pneus para trilhas fora de estrada, desenvolvidos para serem utilizados em estradas de terra, lama, terrenos com erosão e até mesmo na neve. São projetados para locais inóspitos, inclusive subidas e descidas com os mais variados tipos de inclinação. Normalmente são utilizados em veículos SUV, jipes e caminhonetes, e custam bem mais do que os pneus comuns.
Hoje, o estilo cross está presente em boa parte dos carros que vemos nas ruas. E o motorista que anda com pneus off-road no dia a dia, deve ficar atento às limitações dos compostos e até mesmo se essas condições são submetidas ao veículo.
Quais são as diferenças de um pneu off-road para um on-road?
A construção e o desenho de um pneu off-road é bem diferente do pneu Dunlop de uso misto, por exemplo, ou até mesmo os pneus de passeio (Pneu 185 60 R15), os mais comuns e os mais indicados para o uso urbano.
Os pneus de uso fora de estrada são maiores, mais largos, mais altos e têm uma calibragem diferente. Todas essas características influenciam até mesmo no modo de condução, podendo alterar a dinâmica do veículo, a sua estabilidade e até a distância de frenagem. Como é um dos itens de segurança principal do veículo, é importante ter atenção durante o uso.
Afinal, pode usar pneus off-road em trechos urbanos?
Usando os pneus off-road no trânsito urbano, a possibilidade de um maior desgaste deve ser considerada, além do maior consumo de combustível. Se você anda somente no asfalto, o ideal seria a substituição por pneus tipo passeio, de maior aderência e menor desgaste.
Como falamos, outro fator importante a ser observado é o consumo de combustível. Como os pneus off-road são maiores (pneu aro 16) e mais largos, a área de atrito também é aumentada. Com menos ranhuras, a eficiência em uma frenagem é diminuída, o que pode diminuir a segurança na condução do veículo.
É importante considerar as recomendações do manual do fabricante do veículo, que contém todas as especificações dos tipos de pneu que o seu carro pode usar. Na dúvida, procure um especialista em uma loja de pneus, visite o centro automotivo e esclareça as dúvidas a respeito do uso dos pneus off-road.
E caso queira manter os pneus, lembre-se das recomendações básicas: mantenha os pneus sempre calibrados e, ao realizar a manutenção dos pneus, considere fazer o alinhamento e o balanceamento do veículo e verifique se as rodas possuem algum empeno.