Profissional de educação física fala sobre as vantagens de realizar exercícios físicos regularmente
A prática de exercícios físicos é comprovadamente benéfica em ambos os sexos. Adotar uma rotina de exercícios físicos regularmente é tão importante para a saúde quanto cuidar da alimentação e do sono. Além de saudável, a atividade física promove bem estar e melhora a qualidade de vida. Para as mulheres, essa abordagem adquire algumas especificidades que incluem desde as diferenças do perfil hormonal e dos percentuais de gordura e massa muscular até as respostas e adaptações ao exercício.
As mulheres que optam por um estilo de vida mais saudável e incluem a prática de atividades físicas em sua rotina diária reduzem o risco de algumas doenças e complicações, sobretudo, daquelas cardiovasculares, metabólicas e até mesmo de alguns tipos de câncer, como o de mama, do cólon e da vesícula biliar. Além disso, melhoram a saúde óssea e reprodutiva, o humor, a autoestima, controlam os níveis de estresse e o peso corporal. “Ao executar os exercícios, há a liberação de endorfina, mais conhecida como hormônio do prazer, fazendo com que as mulheres sintam menos cólicas e menos efeitos relacionados à TPM, como mudanças de humor e dores nas mamas”, explica Bruno Viotti profissional de educação física e pós graduado em bodybuilding coach.
Mesmo durante a gravidez, as mulheres podem e devem exercitar-se. Com a ajuda dos exercícios, grávidas conseguem manter seus níveis de aptidão, reduzir desconfortos e dores, dormir melhor, combater a constipação, controlar o ganho de peso e o estresse, prevenir o diabetes gestacional, melhorar a imagem corporal e acelerar a recuperação pós-parto. “No entanto, por causa dessa condição especial é importante lembrar da necessidade da avaliação médica para dimensionar possíveis riscos”, ressalta Bruno.
Para mulheres idosas, os exercícios físicos têm grande importância para a saúde óssea. Com o avanço da idade há uma perda na qualidade e força dos ossos do corpo humano, e a prática correta e bem direcionada das atividades podem melhorar a saúde óssea da mulher. O equilíbrio, a cognição e a massa muscular também são beneficiados.
Atividade física e estética
Além do fator saúde, outra preocupação bastante presente nos exercícios femininos é a estética. O profissional de educação física frisa que os objetivos de melhoria estética e de promoção de saúde podem e devem andar juntos. “Preocupar-se com o peso corporal, por exemplo, é muito importante para os objetivos estéticos e de saúde. Da mesma forma, o aumento da musculatura tem impacto sobre a apresentação corporal e pode promover maior gasto energético, controle glicêmico e lipídico, disposição, dentre outros”, exemplifica.
Na hora do exercício é preciso estar sempre atenta para realizar as atividades da forma mais segura e confortável possível. Conhecer o seu estado atual de saúde, os seus potenciais e capacidades orgânicos poderá esclarecer o que deve ser feito, como deve ser feito e o que deve ser evitado. Nesse sentido, também é importante lembrar que se deve escolher uma atividade com a qual você se identifique e que esteja adequada ao seu nível atual de aptidão.
Fonte: Bruno Viotti, profissional de educação física e pós graduado em bodybuilding coach. @bruno_viotti.