Psicóloga Laura Carvalho orienta sobre a dependência digital
Nomofobia é o medo irracional de ficar sem o seu telefone celular por algum motivo, seja ele por ausência de sinal, término do pacote de dados, fim da bateria, etc. O nome vem da abreviação da expressão “no-mobile-phone phobia” (em português, medo de ficar sem celular). Você ativa a tela do seu celular repetidas vezes? Confere instantaneamente suas redes sociais a cada notificação? É incapaz de ir ao banheiro sem levar o celular junto?
A dependência digital começa quando se usa a internet como uma válvula escape da realidade. A pessoa começa a ter uma preocupação excessiva em ficar conectado, e em seu cérebro, a sensação de prazer que a liberação de dopamina promove a cada novo like nas redes sociais vai transformando o hábito em vício. Essa recompensa estimula a ficar cada vez mais tempo online, em busca de satisfação.
Ao tentar diminuir o tempo online, vem o sentimento de ansiedade, seguido de inquietação, mau-humor e irritabilidade. Quando percebe, está passando o dobro do tempo que pretendia na internet, arriscando perder oportunidades de trabalho, encontros de família e amigos e desconectando-se totalmente da vida real.
Os brasileiros são recordistas em horas de uso por dia do smartphone, e embora possa parecer bobo o vício é real, trazendo grande comprometimento nas relações de interpessoais de jovens e adultos. Viver crises de ansiedade e excesso de desconforto se o celular não está por perto é assunto sério que, nos casos mais severos, é necessário tratamento psicoterápico.
Laura Carvalho S. Sabino
Psicóloga – CRP 06/100068
Instagram: @psico.lauracarvalho