Está com o nome negativado? Então confira aqui os impactos que isso pode gerar na sua vida, principalmente ao requerer crédito no mercado!
Recebeu uma carta de notificação de que seu nome será cadastrado como inadimplente nos Órgãos de Proteção ao Crédito devido ao atraso no pagamento de alguma conta?
Realmente, é alarmante receber esse tipo de notificação, afinal podem acontecer imprevistos que extrapolam o orçamento ou, por falta de um bom planejamento financeiro, perdemos o controle das contas, como a perda de emprego, gastos extras com saúde, entre outros.
Se for o seu caso, atenção: ter o nome negativado pode gerar diversas consequências que podem dificultar seus planos. Se você quer saber mais sobre esse assunto e quais são os problemas em ter o nome sujo, continue a leitura!
Entenda o que significa ter o nome negativado
Também conhecido mais popularmente como “nome sujo”, essa situação significa que você está com pendência em atraso com algum credor. A falta de pagamento ou atraso pode ser causada por diversos tipos de contas, desde as mais básicas, como energia, luz e aluguel, até as mais elaboradas, como cartão de crédito, prestações diversas.
Para chegar a esse ponto, o credor em questão enviou uma notificação no endereço do seu cadastro, avisando sobre a conta em atraso de pagamento e que, se não houver a quitação, vai cadastrar seu nome, e demais dados revelantes, nos Órgãos de Proteção ao Crédito, chamados também de birôs de crédito.
Ou seja, ter dívidas atrasadas não significa que seu nome está negativado, mas há grandes chances de entrar na temida lista. Ter o nome sujo, indica que você é um mau pagador, afinal deixou de cumprir com seus compromissos.
Isso pode atrapalhar suas relações futuras no mercado financeiro, já que muitas instituições podem considerar seu histórico de pagamentos de contas como um critério importante na análise de crédito para disponibilizar uma linha de crédito.
Esse cadastro de inadimplentes nos sistemas de bureaus de crédito existe para ajudar credores a calcular as probabilidades de receberem calotes ao oferecer crédito aos consumidores. Afinal, ter o nome sujo prejudica a credibilidade do consumidor. Por isso, a regularização da dívida é fundamental para evitar problemas futuros.
Confira as consequências de ter o nome negativado
Com o nome inadimplente, é possível que você passe por diversos percalços, principalmente relacionados à solicitação de crédito no mercado. Para te ajudar, listamos os principais problemas que podem te afligir. Veja:
Protesto em cartório
Isso mesmo! A credora pode registrar sua dívida em um protesto em cartório, oficializando que você está pendente com a mesma. Dessa forma, a instituição financeira consegue comprovar formalmente a dívida e solicitar o seu pagamento.
O cartório, no que lhe diz respeito, envia uma intimação extrajudicial ao devedor para informar da pendência e a solicitação de pagamento com os respectivos acréscimos de juros e multa moratória, no prazo de até 3 dias úteis. Caso o devedor não regularize, o cartório entra com pedido de negativação do nome nos Órgãos de Proteção ao Crédito.
Lembrando que o protesto não caduca, por isso, evite ter mais essa dor de cabeça. Veja esse conteúdo e entenda tudo sobre protesto em cartório de dívida negativada!
Processo judicial
O credor também pode cobrar a dívida por meio de processo judicial. Isso pode gerar custos com advogados, além de todo o estresse de lidar com isso. E atenção, dependendo do saldo da dívida e dos termos acordados entre as duas partes do acordo, o devedor pode ter seus bens confiscados para o pagamento. Por isso, não deixe que sua dívida chegue a esse ponto.
Concessão de crédito
Ter o nome negativado também vai dificultar você conseguir a aprovação de diversas linhas de crédito. Afinal, será muito mais difícil para um credor confiar um novo compromisso com você. E, geralmente, quando concedem, conferem altas taxas de juros e outras condições não muito vantajosas.
Vai te prejudicar a ter acesso a empréstimos, financiamentos, cartão de crédito, crediário em lojas, entre outros.
Locação de imóvel
Pode ter problemas ao querer alugar um imóvel por meio de uma imobiliária. Isso porque muitas delas analisam a situação do seu nome. Ao perceberem que está negativado, podem negar o aluguel, por não confiarem que receberão os aluguéis, mesmo que consiga fiadores sem restrições no nome.
Suspensão de serviços
Dependendo da dívida, a empresa pode suspender os serviços, como é o caso de fornecimento de energia, internet e telefonia. Água, gás encanado, plano de saúde, TV por assinatura, são outros exemplos. Imagina os problemas que isso vai gerar e impactar na sua vida!
Saúde mental
Convenhamos, isso tudo pode gerar um grande estresse, insônia e ansiedade, já que pode te impedir de seguir com diversos planos relacionados a crédito no mercado. Afinal, quanto mais tempo demorar para regularizar sua dívida, mais taxas de juros e multas podem incidir, transformando-se em uma bola de neve.
Entendeu tudo sobre nome negativado e os impactos que isso pode gerar? Então, busque manter suas contas em dia, realizando um bom controle financeiro e sempre regularize suas pendências. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!