Pular para o conteúdo

De melhora na mastigação à estética: especialista lista os benefícios das lentes dentais e cuidados para evitar infecções e desgastes

Referência em Odontologia Estética, Ticiana Campos comenta sobre a importância da escolha do profissional e do uso de materiais de qualidade

As lentes de contato nos dentes às vezes se tornam o assunto do momento por motivos errados. Seja em reality shows, como no BBB 23, ou nas redes sociais, algumas chamam a atenção pela falta de naturalidade. A especialista em Odontologia Estética, Ticiana Campos, que é referência nacional no procedimento, explica que é importante considerar as características essenciais dos dentes para um sorriso harmônico e condizente com a idade do paciente.

O uso de lentes apresenta benefícios como correções na alteração de cor nos dentes e em leves apinhamentos, aumentos no volume e tamanho com respeito à proporção entre altura e largura, além de dar mais suporte aos lábios. “É sempre necessária uma avaliação clínica prévia para diagnóstico e indicação do tratamento. Quando indicado, você pode alcançar um sorriso natural e harmônico, pois o formato e a cor são decididos pelo profissional e paciente. Além disso, o resultado é bem duradouro”, afirma Ticiana.

Para resultados duradouros, seguros e esteticamente agradáveis, é importante escolher um profissional experiente e que respeite o desgaste em esmalte de, no máximo, 0,6mm. Noções de visagismo e proporções, levando em conta questões como tom de pele e tom do branco do olho, além do tamanho da face, são essenciais para um resultado personalizado.

 

Cuidados necessários

Os pacientes que realizam o procedimento precisam se submeter a uma revisão semestral para limpeza e avaliação das lentes. As lentes de porcelana costumam durar mais de 10 anos, variando de acordo com os cuidados com a higiene bucal e alimentação.

Quando feito com material de má qualidade ou por um profissional inexperiente, o processo pode oferecer riscos como infiltrações entre a lente e o dente, sensibilidade em excesso, problemas na gengiva, mau hálito, cáries e quebra da lente. Para os pacientes que possuem bruxismo, é importante, ainda, adotar o uso de placa de para dormir.