Faltando pouco mais de uma semana para o Carnaval, muitas pessoas começam a correr contra o tempo e contra a balança para eliminar os quilinhos a mais conquistados nas comilanças de fim de ano ou até mesmo nas férias de janeiro. Com o calor extremo que tem feito nas últimas semanas, os foliões querem manter as curvas na medida ideal para conseguir curtir o Carnaval com roupas confortáveis e frescas, que deixam barriga, pernas, braços e até mesmo as costas de fora para transpirar menos.
Pensando nisso, o personal trainer Cássio Fidlay, que atende famosos como Carla Diaz, Léo Picon, Shantal, entre outros, separou uma dica valiosa para quem deseja perder peso em um curto período de tempo. “Todo exercício é bem vindo, porém, o que vai fazer você gastar mais calorias e fazer mais esforço são os exercícios multiarticulares. Com eles você consegue ter um maior movimento do corpo, porque você movimenta mais de uma articulação e, consequentemente, você consegue trabalhar e queimar muito mais músculos do que com os exercícios monoarticulados, que são exercícios isolados e que trabalham uma articulação apenas”, explica o educador físico.
O profissional listou alguns exemplos desses exercícios para a parte inferior do corpo, que podem ser aliados nesse pré-Carnaval. “Alguns exercícios multiarticulares para a perna são o agachamento, a fundo (perna posicionada para frente com o joelho flexionado, o pé apoiado no chão e a outra perna posicionada para trás), passada (trazer o pé à frente e flexionar o joelho em um ângulo de 90 graus), avanço (quadril e joelhos de forma dinâmica), agachamento búlgaro (movimento onde as principais articulações envolvidas são o quadril, joelho e tornozelo), stiff (praticado em pé com halteres, barra ou o peso do próprio corpo)”.
Para a parte superior os exercícios podem ser: “a barra fixa, para as costas tem o supino, flexão de braços… São exercícios que trabalham o desenvolvimento do ombro e que desenvolvem mais de uma articulação. Se for o caso de não conseguir fazer esses exercícios na academia, faça exercícios que você consiga trabalhar o corpo inteiro só com o peso do próprio corpo, que é o agachamento, a passada, o burpee (flexão com salto), o sprawl (realizado empurrando as pernas para trás), o mountain climber (escalador), skipping alto e baixo (movimento da corrida exagerado, parado ou em deslocamento), e todos os exercícios que movimentam o corpo inteiro”, explica Cássio Fidlay.