Pular para o conteúdo

Planetário Ibirapuera realiza evento para observação com telescópio do cometa verde

Ação acontecerá nesta quinta-feira (9) e sexta-feira (10), a partir das 19h

Rosa dos Ventos, do Parque Ibirapuera, será palco de observação do Cometa Verde | Foto: Guilherme Roque/Divulgação Urbia

O Planetário Ibirapuera, localizado na zona sul de São Paulo, vai realizar um evento de observação noturna gratuita do Cometa Verde, que terá uma aproximação máxima da Terra – algo em torno de 42 milhões de quilômetros de distância – nesta quinta-feira (9) e sexta-feira (10), das 19h às 21h, em ambas as datas.

Administrado pela Urbia, o Planetário Ibirapuera vai posicionar telescópios na Rosa dos Ventos do Parque Ibirapuera, próximo ao lago e à Escola Municipal de Astrofísica (EMA), para que os visitantes apreciem o cometa. A atividade é aberta ao público em geral, mas crianças devem estar acompanhadas por responsáveis. A observação será feita por ordem de chegada.

Este será um evento singular para se conectar com a natureza, em uma oportunidade de contemplar o cometa verde, descoberto por astrônomos em 2022, e que tem período orbital de 50 mil anos. Astrônomos do Planetário Ibirapuera ficarão a postos para tirar possíveis dúvidas dos visitantes acerca do fenômeno. Vale ressaltar que caso as condições meteorológicas estiverem desfavoráveis no dia, a observação será cancelada e informada nas redes sociais do Planetário.

Serviço: Cometa Verde no Planetário Ibirapuera

Local: Rosa dos Ventos do Parque Ibirapuera, ao lado do Planetário Ibirapuera
Quando: quinta-feira (9) e sexta-feira (10)

Horário: das 19h às 21h

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana, São Paulo/SP — Próximo ao Portão 10.

Observação gratuita e aberta ao público, por ordem de chegada.

planetarioibira

 

Sobre o Planetário

O Planetário Ibirapuera, inaugurado em 1957, é o primeiro do Brasil. O prédio, em conjunto com a Escola de Astrofísica, é considerado um importante patrimônio histórico, científico e cultural, sendo tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (CONDEPHAAT). A Instituição, denominada oficialmente Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Aristóteles Orsini, é um importante polo de difusão científica no país.

 

Sobre a Urbia

Criada em 2019, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania. Ao todo, são quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado), apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Horto Florestal e da Cantareira, ambos localizados na Zona Norte de São Paulo/SP; áreas de visitação dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral (Cânions), situados em Cambará do Sul/RS; e recentemente foi vencedora da licitação de concessão das áreas de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR, onde a assunção aconteceu em dezembro de 2022.