Pular para o conteúdo

Tecnologia em alta: Braço robótico Mako auxilia médicos em cirurgias ortopédicas

Equipamento permite à equipe médica elaborar um plano operatório minucioso e individualizado

Com auxílio e inovação da robótica aplicada à medicina, a Rede Mater Dei de Saúde segue adotando a tecnologia em seus procedimentos, que têm como pilares aliar modernidade e humanização, bases de seus pilares. A rede é uma das primeiras do Brasil a adquirir o MakoSmartRobotics™, braço robótico fundamentado em tomografia computadorizada 3D, que permite aos cirurgiões detalhes sobre a anatomia dos pacientes, permitindo elaborarem um plano operatório de artroplastia personalizado e minucioso.

A artroplastia é um procedimento cirúrgico que substitui a articulação “doente” por uma nova (prótese) e é geralmente adotada em operações ortopédicas de quadril e joelhos – uma opção para tratar adultos que sofrem de doença articular degenerativa do quadril e para quem precisa de um ‘joelho novo’.

No caso da cirurgia com auxílio do braço robótico Mako, o planejamento da intervenção cirúrgica começa com um plano individualizado do paciente, considerando seu histórico de vida e seu problema atual. A partir da realização de uma tomografia computadorizada que cria uma imagem 3D da anatomia do paciente, todas as informações detalhadas vão para o plano cirúrgico. “Essa informação rica em detalhes, que o médico nunca teve antes, permite que ele faça um balanço completo de toda a articulação. Ao guiar os profissionais durante a cirurgia, a tecnologia Accustop do Mako permite que os especialistas cortem menos osso, removendo apenas as áreas afetadas, preservando tecidos moles e o osso saudável do paciente”, explica o médico do Esporte, Marcos Cenni, coordenador do grupo de Cirurgia do Joelho da Rede Mater Dei de Saúde BH-MG.

Segundo Cenni, o Mako aumenta muito a escala de segurança e acurácia cirúrgica. “A grande função do Mako, durante a cirurgia, é fazer cortes ósseos precisos para a adaptação da prótese. Ele nos auxilia desde o planejamento cirúrgico, pois tem um software específico para isso, no qual o especialista o alimenta com informações sobre os objetivos finais de angulação de posição da prótese. O robô faz essa leitura e nos dá tamanho exato da prótese a ser usada. Com esses cortes precisos definidos, conseguimos melhor adaptá-la, e diminuímos as chances de erro de escolha do tamanho e angulação do implante. Isso garante um resultado final bem mais previsível e, com certeza, um ganho funcional. Na prática, o paciente vai perceber uma melhor qualidade do resultado da cirurgia”, explica Marcos Cenni.

Certificação e treinamento – Há cerca de quatro anos, Marcos Cenni e o colega Lúcio Biondi, médico que integra a equipe de cirurgia da Rede Mater Dei e coordena o programa R4 de especialização em cirurgia do joelho, tiveram o primeiro contato com Mako, nos Estados Unidos. Após passar por um processo de certificação para adotar a técnica aqui, deram início às primeiras cirurgias em Belo Horizonte e estão treinando outros integrantes da Rede Mater Dei. Segundo Cenni, os EUA já têm cerca de 1,5 mil robôs similares ao Mako em operação.

“O robô Mako com certeza é um avanço na cirurgia do joelho que traz muita vantagem para o paciente e muita segurança para o médico. Com a nova tecnologia, as orientações estão previamente estabelecidas, o plano é muito detalhado e o médico e sua equipe têm a certeza de que estão no caminho certo traçado para aquele procedimento ter 100% de sucesso. O resultado é muito mais assertivo”, diz Lúcio Biondi.

Estudos realizados pela Stryker, fabricante do braço robótico Mako, indicam que a colocação do copo acetabular para a substituição total de quadril com o Sistema Mako demonstrou ser quatro vezes mais precisa do que os procedimentos de substituição total de quadril manual. No caso das cirurgias de joelho usando o Mako, estudos clínicos demonstraram a possibilidade de os pacientes sentirem menos dor, necessidade menor de analgésicos e de fisioterapia e melhora na flexão do joelho em comparação com as técnicas manuais.

 

Sobre a Rede Mater Dei de Saúde

Somos uma rede de saúde completa, com 41 anos de vida, tendo o paciente no centro de tudo e ancorada em três princípios: inteligência e humanização como pilares do atendimento; tecnologia como apoio da excelência; e solidez das governanças clínica e corporativa. Nossos serviços médico-hospitalares estão disponíveis para toda a família, em todas as fases da vida, com qualidade assistencial e profissionais altamente capacitados e especializados. Estamos em expansão, levando para mais pessoas o Jeito Mater Dei de Cuidar e de Acolher. Nossa premissa

é valorizar a vida dos nossos pacientes em cada atendimento, disponibilizando o melhor que a medicina pode oferecer.

Unidades

Minas Gerais: Hospital Mater Dei Santo Agostinho, Hospital Mater Dei Contorno, Hospital Mater Dei Betim-Contagem, Hospital Santa Genoveva, CDI Imagem e Hospital Santa Clara

Bahia: Hospital Mater Dei Salvador e Hospital Emec

Goiás: Hospital Premium

Pará: Hospital Porto Dias