Conheça hábitos e práticas que são vilões para a saúde da sua boca e que você nem imagina que podem estar prejudicando seus dentes
Lembra daquela expressão de que a nossa saúde começa pela boca? Ela pode parecer super clichê, mas é bastante verdadeira. O cuidado oral vai desde uma dieta nutritiva e equilibrada, mas também passa pelos procedimentos corretos de limpeza e higienização de toda a boca.
Uma saúde bucal completa não é apenas sobre a escovação dos dentes, mas inclui também a limpeza da língua, bochechas e garganta.
Preparamos uma lista com 7 práticas que trazem prejuízo para seu sorriso. Confira agora.
Conheça 7 elementos prejudiciais para sua saúde bucal
Hábitos preocupantes:
São comportamentos que já viraram rotina e estão tão enraizados no dia a dia que são realizados no modo “piloto automático”. Por isso, preste atenção para garantir que você não esteja fazendo nenhum desses sem perceber.
Roer as unhas
Quem rói as unhas, geralmente faz isso por sintoma de estresse e/ou ansiedade. Há também quem considere essa a maneira mais fácil de “cortar as unhas”.
Esse é um hábito super perigoso para os dentes e até para o estômago, pois é provável que os pedaços da unha sejam engolidos..
Roer as unhas exige muito esforço dos dentes e da mordida, causando uma disfunção dos tecidos periodontais e na articulação da mandíbula. O movimento de morder e tentar cortar a unha com os dentes causa uma tensão muscular forte no rosto e ainda desgasta o esmalte dos dentes.
Ficar muito tempo sem comer
Ficar muito tempo em jejum é bastante prejudicial e afeta a nossa saúde em diferentes graus: desnutrição, fraqueza e no caso da boca provoca mau hálito intenso.
O mau hálito dos jejuns prolongados é diferente daquele mau cheiro matinal, pois ao ficar muito tempo sem comer, o organismo tenta encontrar diferentes fontes de energia. Nesse processo, há síntese de ácidos graxos e os resíduos causam forte odor.
Outro problema é o amarelamento dos dentes em decorrência da presença constante desse mau hálito. Ficar mais de 3 horas sem comer não deve ser uma opção saudável, tome cuidado com isso.
Usar palitos para limpar os dentes
Palitar os dentes é um hábito comum entre os brasileiros, pois parece ser a melhor maneira de remover sujeiras do dente e quase sempre estão disponíveis em mesas de bares e restaurantes.
Entretanto, não é a melhor solução e nem um substituto do fio dental. Os palitos de madeira não atingem todos cantos dos dentes e são arriscados para machucar e sangrar as gengivas, podendo inflamar ou infeccionar a região.
Para limpar os dentes priorize a utilização do fio dental e de uma escovação com qualidade.
Não trocar as escovas com frequência adequada
Não basta escovar os dentes ao menos 3 vezes por dia se a escova já perdeu a eficácia pelo desgaste das cerdas.
Além de movimentar corretamente a escova nos dentes, com movimentos circulares e delicados e “varrer” a língua, é fundamental que a escova seja trocada a cada 3 meses.
Isso significa que devemos ter pelo menos 4 escovas dentais por ano, mas os consumidores brasileiros apresentam uma média de apenas 1 escova por ano, segundo a Oral-B.
As escovas precisam ser trocadas pois as cerdas sofrem desgaste e vão se abrindo com o tempo, prejudicando a eficiência da escovação, diminuindo o alcance da limpeza
Passar muito tempo sem visitar um dentista
Para a manutenção de uma boa saúde bucal é importante que a visita ao dentista seja frequente.
Infelizmente, a maioria das pessoas espera ter algum problema sério como cáries e dores para realizar uma consulta, o que cria um estigma de que ir ao dentista é sinônimo de dor e desconforto.
Consultas preventivas devem fazer parte da rotina, para realização de limpezas bucais profissionais e acompanhamento da saúde dos dentes.
Visitar o dentista a cada três meses é a recomendação ideal para prevenir problemas graves e cuidar da saúde bucal. Para que seja mais fácil e econômico implementar uma rotina de cuidado, optar por um bom plano de saúde é uma excelente alternativa.
Com um plano odontológico, você terá diferentes profissionais à disposição e que poderão atender vários tipos de tratamento e especialidades.
Alimentos perigosos para sua boca
Tudo o que comemos influencia no funcionamento do nosso organismo. Diante disso, de acordo com especialistas ouvidos pela nossa redação, é de bom tom evitar o consumo de produtos utilizados como conservantes naturais – como vinagre e limão – pois a sua acidez pode provocar o aparecimento de cáries.
Frutas secas também são produtos que devem ser evitados para manutenção da saúde bucal. Isso por conta da desidratação que esses alimentos passam e que acabam evidenciando o açúcar contido ali. Isso exige bastante atenção logo após o consumo, pois a alta concentração de glicose costuma ficar grudada nos dentes, provocando o aparecimento de tártaros e cáries.
Faça a sua escovação regular e também passe fio dental. Sua saúde em primeiro lugar!