Quem não quer aproveitar os dias de carnaval para curtir as festas, espairecer e recarregar as baterias para mais um ciclo cheio de tarefas? Afinal de contas, dizem que o ano só começa depois do carnaval!
Muita gente aproveita os dias livres para viajar com os amigos e família, mas em uma época tão movimentada como essa, vale a pena ficar de olho em alguns aspectos para que tudo saia dentro do esperado.
Confira a seguir algumas dicas para que a sua viagem de carnaval seja perfeita!
Programe-se para o carnaval
Nos últimos anos, a pandemia bagunçou um pouco os dias de folia e fez com que o carnaval acontecesse em datas bem diferentes das que todos estão acostumados. Por isso, aqui vai a pergunta que não quer calar: quando é o carnaval 2023?
Ao contrário do ano passado, o carnaval de 2023 segue a normalidade e vai acontecer em fevereiro, mais precisamente nos dias 20 e 21 (segunda e terça-feira). No entanto, grande parte das comemorações começam na sexta-feira (17).
Também vale mencionar que, embora muitas pessoas pensem que carnaval é feriado, isso não está correto. Os dias são, na verdade, pontos facultativos. A boa notícia é que grande parte do país adere às pausas dessa época do ano, então não há motivos para se preocupar.
Sabendo de todos esses detalhes em relação à data, fica mais muito fácil se programar. Precisa negociar os dias de folga com a empresa? Faça isso o quanto antes!
Escolha o destino da viagem
Obviamente, você precisa escolher o destino da viagem de carnaval. Nesse sentido, é interessante pensar no seu propósito: a intenção é curtir a folia ou descansar?
Caso você queira aproveitar toda a agitação da época, a dica é considerar os principais pontos de carnaval do país, como Rio de Janeiro, Salvador, Recife e São Paulo.
As cidades citadas (dentre várias outras) oferecem programações extensas para os foliões, com vários dias de desfiles, shows particulares, blocos de rua e muito mais.
Por outro lado, se o intuito for relaxar e renovar as energias, a melhor escolha são os destinos menos agitados, com praias ou campos – dependendo da sua preferência.
É claro que você também pode ir para o Rio ou Salvador, por exemplo, que são os destinos de carnaval mais famosos do Brasil, mas é melhor ficar longe dos núcleos carnavalescos – ou seja, onde a badalação realmente acontece.
Na hora de escolher para onde ir, faça uma boa pesquisa. Considere seus objetivos, preferências, opções de lazer de cada lugar considerado, translado, encaixe com a sua agenda, valores, etc.
Pesquise valores
E falando em valores, é fundamental se planejar financeiramente para qualquer viagem. No carnaval 2023, por ser alta temporada, é quase certo que você deve encontrar preços mais salgados de voos, hospedagens e até de compras básicas nos locais que recebem muitos turistas.
Por isso, não ter preguiça de pesquisar os melhores valores e condições de pagamento é indispensável. Mesmo que tudo seja um pouco mais caro nessa época do ano, ao procurar nos lugares certos e colocar tudo na ponta do lápis, não é impossível viajar sem gastar rios de dinheiro.
Nesse processo, siga alguns passos para não ficar no prejuízo:
-
Pense no seu orçamento (quanto você pode/está disposto a pagar?) e faça de tudo para não ultrapassar o valor estabelecido
-
Preste atenção no preço das passagens (avião ou ônibus) e não perca tempo quando encontrar opções baratas
-
Busque hospedagem em sites especializados que sejam reconhecidamente de confiança e que tenham uma boa variedade de opções
-
Compre passeios antecipadamente
-
Se possível, divida as despesas com mais alguém
-
Na viagem, tome muito cuidado com os seus pertences, especialmente os de valor (carteira, celular, jóias, etc.)
Faça um roteiro de viagem
Depois de escolher o destino e fazer todas as reservas necessárias, é bacana criar um roteiro de viagem para que você possa aproveitar ao máximo.
Com tudo planejado, não é preciso ficar escolhendo o que fazer em seguida (e perdendo tempo!), fica mais fácil ter um maior preparo financeiro e as chances de contratempos são bem menores.
Mais uma vez, a melhor alternativa é pensar no objetivo da sua viagem. Vamos supor que você queira curtir tudo o que o carnaval no Rio de Janeiro tem a oferecer. Para isso, seu roteiro de viagem deve ser baseado em:
-
Datas, horários e valores para assistir os desfiles das escola de samba no Sambódromo da Marquês de Sapucaí
-
Programação dos blocos do carnaval de rua
-
Programação dos bailes de carnaval
-
Datas, locais e preços das festas privadas, etc.
Para uma viagem “mais comum”, com o simples objetivo de relaxar, respirar novos ares e turistar por aí, considere alguns tópicos:
-
Quais pontos turísticos você quer visitar (verifique se a distância vai ser favorável à localização da sua hospedagem)
-
Melhores restaurantes
-
Lojas que valem à pena visitar
-
Opções de locomoção (aluguel de veículo, transporte público, táxi ou carro por aplicativo)
O roteiro, é claro, deve ser criado de acordo com as particularidades da viagem de cada um. Observe o que o destino tem de melhor e o que você quer fazer. Em cima disso, elabore o cronograma da maneira que mais se encaixar ao que você precisa e quer fazer.
Lembre-se que o roteiro deve casar com as principais datas e horários – dos eventos programados, do horário de funcionamento dos lugares e da sua chegada e volta para casa.
Fique de olho na previsão do tempo
Não dá para lutar contra a natureza, mas para evitar (ou ao menos tentar) expectativas frustradas pelo clima, dê atenção à previsão do tempo. O roteiro de viagem, inclusive, pode ser elaborado com base nisso.
Também tenha sempre planos alternativos caso a primeira opção não dê certo. Queria ir para a praia, mas está chovendo? Pesquise outra atividade e não fique preso no quarto de hotel até o toró passar. Quando o assunto é viajar, cada segundo é valioso!