A promessa de todo ano, para muita gente, é quase sempre a mesma: mudar os hábitos alimentares e incluir um exercício físico na rotina. Nem sempre a novidade ultrapassa os três primeiros meses (tempo que o organismo precisaria para se adaptar e trazer resultados concretos), e o sedentarismo volta a prevalecer até o próximo dezembro.
Mas, que tal se 2023 for o ano da mudança? “Começar nem sempre é fácil, mas, uma vez que você adquire o hábito, é bem mais tranquilo mantê-lo ao longo de todo o ano.” Explica a Endocrinologista e Metabologista pela SBEM Dra. Tassiane Alvarenga.
Sejam quais forem os seus planos para “começar de novo” em 2023, Dra. Tassiane elencou cinco dicas que vão ajudar você a viver mais plenamente – e de modo mais saudável neste ano.
1. Insira a atividade física no seu dia a dia!
Passar trinta minutos na academia é ótimo, mas não elimina os danos de oito horas sentados na sua cadeira ou na frente de uma tela. Misture o movimento em sua rotina diária. Faça mais caminhadas para chegar ao seu compromisso. Isso te dá tempo para pensar e refletir.
2. A dieta que não é uma dieta é a melhor dieta!
Saiba, a melhor dieta é aquela com a qual você pode viver feliz o ano todo e que consiga manter a longo prazo. Nada de processos milagrosos ou alimentação restritiva demais.
3. Organize seu sono.
Algumas pessoas se enganam pensando que não precisam de sete a oito horas completas de sono. A verdade, no entanto, é que conseguir essas oito horas todas as noites pode ser uma das maneiras mais simples de melhorar sua vida e sua saúde.
4. Trabalhe com profissionais de saúde que trabalhem com você.
Não importa quão saudáveis sejam nossos hábitos, somos mortais. Então, para maximizar sua saúde, você precisa de um profissional de saúde que trabalhe para resolver problemas com você – e não para você. Alguém que possa conversar com você sobre o quadro geral da sua saúde e tudo o que está afetando, seja de corpo, alma, mente ou coração. Não se contente com menos.
5. Defina uma rotina positiva para a vida e comemore suas pequenas vitorias.
Dra. Tassiane Alvarenga — ENDOCRINOLOGISTA E METABOLOGISTA
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia — UFU;
- Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de São Paulo — UNIFESP;
- Residência Médica em Endocrinologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FM USP);
- Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia- SBEM;
- Membro da Endocrine Society, SBEM e ABESO;
- Faz parte do Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Passos.
- Sobrepeso e Obesidade. Compulsão Alimentar e Ansiedade;
- Obesidade Infantil;
- Diabetes Mellitus e Pré Diabetes: Controle da glicemia e prevenção de complicações como Retinopatia , Neuropatia , Nefropatia , Infarto do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Dislipidemias ( Colesterol);
- Doenças da tireoide ( Hipo e Hipertireoidismo, Nódulos na Tireóide);
- Osteopenia e Osteoporose;
- Seguimento pré e pós operatórios de cirurgia bariátrica;
- Check-up e Avaliação de rotina;
- Baixa Estatura;
- Distúrbios da Menstruação, Distúrbios da Puberdade, Crescimento e Desenvolvimento sexual;
- Síndrome dos Ovários Policísticos;
- Reposição hormonal na Menopausa e Andropausa.