Filmes e entrevistas com o rei do futebol vão ao ar de hoje a sábado
O Canal Brasil abre espaço em sua grade nesta semana para exibir uma homenagem ao Rei Pelé. Hoje, quinta, 29, serão exibidos em sequência a partir de 20h20 a entrevista de Pelé para o Cinejornal e o filme “Pelé Eterno” (2004), de Anibal Massaini Neto. Amanhã, dia 30, vão ao ar um programa em homenagem ao Pelé, às 20h; e o documentário “Isto é Pelé” (1974), de Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto, às 20h25. No sábado, dia 31, a programação continua com “Pelé – Um Rei Desconhecido” (2017), de Ernesto Rodrigues, às 19h25, e “Solidão – Uma Linda História de Amor” (1989), de Victor di Mello, às 20h. O Cinejornal e o programa em homenagem ao ídolo preparado pelo Canal Brasil estarão disponíveis no Youtube do canal hoje, a partir das 17h.
Na entrevista com o Cinejornal, realizada em 2004, ele conversa com Simone Zuccolotto sobre o cinema e, principalmente, sobre o documentário “Pelé Eterno”, que vai ao ar em seguida. A produção narra a vida do rei do futebol por meio de imagens de arquivo e depoimentos de colegas, ex-jogadores e celebridades da época.
A homenagem ao ídolo que vai ao ar no sábado resgata imagens de arquivo do Canal Brasil e uma entrevista com o Rei sobre sua relação com o cinema. “Isto É Pelé” conta a história do jogador desde o início de sua carreira no esporte, aos 17 anos. No documentário, o craque conta sobre sua trajetória e relembra partidas e gols que marcaram sua carreira e o futebol brasileiro.
A coprodução do Canal Brasil “Pelé – Um Rei Desconhecido” apresenta um compilado de raras imagens do ídolo ao longo dos anos dentro e fora de campo no Brasil, na Europa, nas Américas e até na Oceania. “Solidão – Uma Linda História de Amor” foi o último trabalho de Pelé nos cinemas e traz o jogador no papel de amigo do personagem de Tarcísio Meira.
Considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos e um dos esportistas mais populares do mundo, Edson Arantes do Nascimento colecionou recordes, títulos e, sobretudo, gols. Pelé balançou as redes 1283 vezes e é o maior artilheiro da história do futebol. O jogador é o único a ganhar três Copas do Mundo e o mais jovem a vencer o torneio, com apenas 17 anos. Apelidado de Rei do futebol, ele nasceu em Minas Gerais, na cidade Três Corações, e morreu hoje, aos 82 anos, em São Paulo.
Cinejornal: Entrevista Pelé Homenagem (2004) (10′)
Horário: Quinta, 29/12, às 20h20
“Pelé Eterno” (2004) (120′)
Horário: Quinta, 29/12, às 20h30
Rebatida: Domingo, 01/01, às 23h50
Direção: Anibal Massaini Neto
Classificação: Livre
Sinopse: A vida do “rei do futebol” Pelé é mostrada através de depoimentos de ex-jogadores, amigos e celebridades importantes da época. Seguindo uma ordem cronológica, são exibidos vários de seus gols, principais jogadas e fatos que marcaram sua carreira.
Homenagem ao Pelé (25′)
Horário: Sexta, 30/12, às 20h
“Isto É Pelé” (1974) (75′)
Horário: Sexta, 30/12, às 20h25
Direção: Eduardo Escorel e Luiz Carlos Barreto
Classificação: 10 anos
Sinopse: Documentário que narra a vida de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, contando sua carreira de 17 anos de futebol. Ao lado do gênio Pelé, são focalizadas as grandes conquistas do futebol brasileiro, com ênfase nas Copas do Mundo de 1958 e 1970.
“Pelé – Um Rei Desconhecido” (2017) (38′)
Horário: Sábado, 30/12, às 19h25
Direção: Ernesto Rodrigues
Classificação: Livre
Sinopse: Coproduzido pelo Canal Brasil em parceria com a Bizum, o documentário de Ernesto Rodrigues traz imagens raras de acervos estrangeiros, preservadas ao longo dos anos, com registros valiosos do craque em ação dentro e fora de campo, filmados no Brasil, na Europa, nas Américas e até na Oceania.
“Solidão – Uma Linda História de Amor” (1989) (94′)
Horário: Sábado, 30/12, às 20h
Direção: Victor di Mello
Classificação: 14 anos
Sinopse: Pedro, um pobre imigrante português vem ao Brasil para tentar mudar de vida, mas acaba se envolvendo com a contravenção. Ele se apaixona pela mulher de um dos seus melhores amigos e se casa com ela, que logo após também o trai. Pedro então cai numa grande solidão, até reencontrar uma mulher arrependida na praia.