A saber, um dos grandes mistérios de quem quer deixar o cabelo crescer é saber porque ele coça em determinadas situações. Assim, resolvemos desvendar se é verdade que o couro cabeludo fica irritado quando está com fios crescendo.
Antes de tudo, mostraremos se de fato isso acontece. Visto que tem muitas pessoas que passam pela mesma situação e não tem coceira no couro cabeludo. Logo, nossa análise será embasada no texto do ACIG e Tua Saúde que são duas referências no assunto.
É verdade que o cabelo coça quando está crescendo?
Primeiro precisamos dividir em categorias para poder explicar de maneira concreta se os cabelos coçam quando crescer. Porém, o que podemos afirmar segundo a ACIG é que os pelos coçam quando crescem por estar com gordura na região do canal folicular( região que levam a pelos para o lugar)
Sendo assim, essa coceira é oriunda dessa gordura que fica acumulada quando os pelos estão embolados. Logo, a verdade é que os pelos da barba ou da perna coçam quando crescem. Porém, quando o couro cabeludo é uma realidade completamente diferente por tratar-se de uma região, com coceira por diversas situações, mas não acontece se não houver uma depilação na região.
Por fim, um bom produto para aumentar o volume de pelos e cabelos é o Minoxidil 5 Kirkland. O produto é recomendado pela ANVISA, com milhares de pessoas usando e ratificando seu efeito no crescimento de pelos e médio/longo prazo.
Afinal, por que existe coceira na hora que o cabelo está crescendo?
Primordialmente, como citamos anteriormente, a coceira pode acontecer por outros motivos como caspa, alergia do couro cabeludo e entre outros fatos. Contudo, a grande questão da coceira é quando falamos de pelos como da barba e do corpo em geral.
Certamente, existem várias situações que irão proporcionar coceira na cabeça. Contudo, é muito difícil que seja devido à gordura obstruindo a região que o pelo está crescendo. Assim, vale observar a coceira no couro cabeludo.
Motivos que dão coceira no couro cabeludo
A saber, agora que citamos os motivos da coceira nos, pelos. Mostraremos quais são os motivos que podem gerar coceira no couro cabeludo. Acima de tudo, elencamos três motivos de coceira no couro cabeludo.
Ansiedade e stress
A princípio, um dos motivos de coceira são ansiedade e stress. Assim sendo, uma rotina bastante movimentada pode deixar a pessoa com bastante coceira na cabeça devido à correria do cotidiano. Nesse sentido, uma boa saída é tentar ter momentos calmos onde possa diminuir a ansiedade e o stress. Segundo o site “tua saúde” o estresse leva as terminações nervosas e causa coceira na cabeça.
Pela seca
Primordialmente, a pela seca acontece quando não acontece produção de óleo pela pele. Nesse sentido, esse fenômeno acontece principalmente no inverno quando não tem muita umidade. Assim sendo, uma boa opção para conseguir sanar a pela seca é lavar os cabelos com água morna e shampoo suave.
Certamente, outro ponto importante é não ficar no banho acima de 10 minutos, essa ação pode remover a oleosidade do couro cabeludo. Nesse sentido, vale a pena cuidar da cabeça no inverno para deixar a oleosidade normalizada.
Alergia no couro cabeludo
Por fim, o último fator que pode dar coceira no couro cabeludo é a alergia. Sim, existem milhares de pessoas, com alergia nessa região e necessitam de cuidados médicos As principais causas, são: exposição ao sol, produtos químicos e cosméticos
A principal forma de tratamento é a aplicação de produtos com corticoide, como: hidrocortisona ou betametasona. Também podem ser feitas aplicações de pomadas ou cremes como babosa e calamina.
Procure um dermatologista
Primordialmente, diante de tudo que foi citado sobre a questão da coceira no crescimento dos pelos e possíveis, irritação no couro cabeludo. Certamente, a melhor solução é procurar um dermatologista caso os sintomas persistam. Assim, vimos ser natural ter coceira quando o pelo está crescendo. Contudo, caso persista ou tenha problemas no couro cabeludo, o especialista é a melhor solução.
A saber, o médico irá saber analisar seu cabelo segundo a sua realidade. Nesse sentido, irá passar remédios, vitaminas e exames para cuidar dos fios da cabeça ou do corpo.
Conclusão
Primordialmente, percebemos que existem situações diferentes quando um cabelo está coçando. Acima de tudo, aprendemos que os pelos sempre irão começar na hora da depilação por ter seu espaço ocupado pela gordura por algumas horas.
Antes de mais nada, quando se trata do cabelo existem várias possibilidades devido à coceira. Nesse sentido, vale observar e procurar um médico caso persista.
Por fim, não deixe de ler esse texto novamente para saber se quando o cabelo está crescendo passa por coceira. Nesse sentido, siga nossas dicas para não cometer nenhum tipo de erro e sempre se lembre serem os pelos que coçam não o cabelo.