Pular para o conteúdo

Cardápio da ceia de Natal pode afetar a saúde dos dentes; saiba como se prevenir

Vinho, bebida clássica em festas de final de ano, está entre os maiores vilões da higiene bucal

Alimentos tradicionais do Natal e ano novo podem prejudicar saúde bucal

O final do ano é marcado pelas confraternizações entre amigos e familiares, pelas trocas de presente e pelo cardápio especial da ceia de Natal. Tradição nos lares brasileiros, as nozes, frutas cristalizadas, panetones, perus e bebidas alcoólicas compõe a celebração acompanhada por muitos sorrisos, mas podem afetar a saúde bucal. Especialistas explicam que o alto teor de açúcares e a resistência de alguns desses alimentos podem danificar a aparência dos dentes e causar doenças.

A coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, professora Patrícia Capellato, afirma que o álcool, presente nos encontros natalinos, representa a maior preocupação entre os dentistas. “Os vinhos e champanhes, por exemplo, são bastante ácidos e danificam o esmalte dos dentes. O tinto, devido a sua pigmentação, pode deixar manchas, caso não sejam tomados os devidos cuidados”, pontua.

Intercalar os drinques com copos de água ou queijos é uma estratégia para reduzir a acidez — a solução que também pode ser adotada na hora da sobremesa. As guloseimas do Natal, quando consumidas em exagero, provocam o desenvolvimento de cárie e outros problemas.

Rabanadas, pudins e chocotones são opções ricas em carboidratos, que, em contato com a saliva, favorece a formação de placas bacterianas. Além disso, as bactérias presentes naturalmente na boca se alimentam de açúcar, proliferam sua população e causam dores, desconfortos e mau hálito.

Frutas secas ou cristalizadas, que têm textura pegajosa e grudenta, demandam atenção dos consumidores. Sua composição dificulta a higiene dental e os resquícios de comida ficam facilmente aderidos aos dentes. Quanto mais tempo em superfícies dentais, maiores os riscos para a saúde bucal.

APARELHO E PROTESES

Para quem está em tratamento ortodôntico ou usa próteses dentárias, outro ponto de alerta são os alimentos mais rígidos, como nozes e castanhas. Apesar de serem benéficos para a manutenção da saúde gengival, com suas propriedades de autolimpeza e reestruturação fibrosa, é preciso tomar cuidado durante a mastigação. Em dentes fracos, é possível até que aconteçam quebras com a força excessiva das mordidas.

Em qualquer situação, a recomendação principal é escovar os dentes e usar fio dental, pelo menos, três vezes ao dia para evitar a proliferação de bactérias e não permitir que o PH da boca diminua. No caso de deslocamento de bráquetes do aparelho fixo ou danificações, o indicado é procurar pelo dentista que acompanha o tratamento.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

 

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.