A prospecção de fornecedores é um grande desafio para as empresas. Afinal, elas precisam encontrar parceiros confiáveis, com produtos e serviços de qualidade.
O obstáculo é justificável porque você precisa analisar vários pontos antes de tomar uma decisão, como: qualidade do produto ou serviço, reputação da marca, condições de pagamento, entre outros.
Se você ainda não sabe como prospectar os fornecedores certos para o seu negócio, este artigo é para você.
Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas a respeito desse assunto.
Como prospectar os fornecedores certos? Confira 7 dicas!
A seguir, você conhecerá diversas dicas que te ajudam a fazer a prospecção de fornecedores, confira:
1- Crie uma lista de fornecedores
Existem ferramentas disponíveis no mercado que podem te ajudar neste processo, garantindo a busca por empresas, de acordo com determinados segmentos.
Assim, você monta a sua lista de acordo com as suas necessidades, aplicando filtros que deixam o processo mais ágil e assertivo.
2- Negocie com vários fornecedores
Evite se limitar a apenas um fornecedor. É sempre uma boa estratégia ter outras alternativas e deixar claro para todos os envolvidos que você está avaliando as opções mais adequadas.
Isso permite à sua empresa negociar valores mais baixos, pois nenhuma marca quer perder negócio com o seu empreendimento.
3- Evite focar somente no preço
Em algumas negociações, o preço é um elemento primordial. Contudo, avalie outros requisitos para tomar uma decisão mais assertiva, como a reputação do fornecedor no mercado e o prazo de entrega dos produtos.
Assim, você consegue negociar melhores condições de frete, garantia estendida e descontos.
4- Peça indicações para outros empreendedores
Manter contato com outros fornecedores do seu segmento é uma estratégia interessante para conquistar ótimos parceiros.
Para isso, construa relacionamentos com profissionais que atuam na mesma área da sua empresa, troque experiências e indicações com eles.
Contudo, evite fazer perguntas sobre os valores e as condições de pagamento que eles estão fechando com outros fornecedores.
Afinal, esse tipo de comportamento mostra que você pretende prejudicar seus concorrentes no mercado.
5- Participe de eventos do seu setor
Participar de eventos é uma excelente estratégia para para ampliar o seu networking, conhecer empreendedores da sua área, trocar experiências e indicações.
Por isso, procure sobre possíveis eventos do seu segmento, como palestras, feiras, cursos e workshops. Participe de todos, seja de forma presencial ou online.
6- Evite obstáculos durante as negociações
Ninguém gosta de trabalhar com clientes que causam problemas.
À vista disso, mantenha um bom relacionamento com os seus fornecedores. Lembre-se que assim como eles precisam de você, o seu negócio também precisa deles.
Para ter uma relação saudável, o segredo é fazer pagamentos em dia, cumprir com os prazos e ter relações duradouras.
7- Use a tecnologia a seu favor
Você sabia que é possível criar sua lista de empresas em segundos e encontrar possíveis fornecedores de acordo com várias segmentações, como CNPJ, ramo de atividade e localização?
Para isso, você pode contar com ótimas ferramentas de prospecção. Ao escolher uma solução para a sua empresa, dê preferência para aquelas alternativas que contêm os seguintes recursos:
- Filtro avançado: encontre empresas por CNPJ, ramo de atividade, cidade, estado, e muito mais;
- Leads qualificados: encontre leads qualificados para a sua Prospecção B2B;
- Dados atualizados: dados assertivos extraídos da Receita Federal com informações de CNPJ, telefone e email;
- Redução de tempo: encontre clientes em potencial com dados assertivos para o seu negócio;
- Lista em excel: crie sua lista de empresas em segundos com agilidade e facilidade.
Dessa maneira, você terá segurança que escolheu uma solução completa, com dados atualizados e acessíveis para o seu negócio, o que facilita a prospecção de fornecedores.