Pular para o conteúdo

Fui diagnosticado com câncer, e agora?

Oncologista ajuda pacientes e cuidadores a lidar com o diagnóstico e tratamento da doença por meio de curso on-line

O Projeto Vencendo o Câncer foi pensado para pessoas que estão vivendo e convivendo com o câncer. São 39 aulas distribuídas em 12 módulos e mais um módulo bônus, ministrados pela oncologista e oncogeneticista Isabella Tavares.

Receber o diagnóstico de câncer é impactante e desencadeia medos e dúvidas. Segundo a médica, acreditar na possibilidade de cura é o primeiro passo para iniciar a nova fase, além de buscar o suporte necessário para avançar. “Quando o paciente recebe o diagnóstico é como se o chão se abrisse à frente dele. É difícil lidar com essas primeiras informações e, muitas vezes, o indivíduo se sente perdido e com grande receio do que está por vir. O curso foi pensado para trazer informações seguras, de forma acolhedora, tornando o processo mais suave não só para o paciente, mas também para cuidadores, família e amigos”, diz a Isabella.

Nas aulas, a médica explica melhor a doença, sintomas de cada tipo de câncer, ajuda a lidar com as emoções, dá dicas de exercícios e leituras, comenta sobre os riscos de tratamentos alternativos, efeitos colaterais de terapias convencionais e até mostra receitas que podem ser incorporadas ao tratamento oncológico. Segundo a médica, aproximadamente 10% das causas de câncer são hereditárias, enquanto maioria é consequência de hábitos e também do ambiente em que se vive. Porém, em todos os cenários, reforça que a prevenção deve ser incentivada, e também aborda o tema em um dos módulos.

Em depoimento, uma paciente da oncologista conta que o primeiro impacto do diagnóstico é terrível. “Você acha que vai morrer, mas a forma como a Dra. Isabella conduz o tratamento faz com que a gente tenha coragem de enfrentar a doença. Eu só pensava em sobreviver e a jornada com a Dra. Isabella ajudou demais”.

Conhecer a doença também ajuda a vencer o câncer, mas Isabella alerta que a procura por informações em plataformas de busca pode acabar causando mais desinformação e estresse desnecessário. “É importante filtrar as informações porque nem sempre o que aconteceu com um amigo ou familiar, vai ser bom para todo mundo. O ideal é centralizar as perguntas para o médico”, diz.

Segundo a especialista, combater o câncer de forma personalizada é o grande propósito, afinal nenhuma pessoa é igual a outra, assim como nenhum câncer é igual ao outro. “O objetivo do curso é transformar positivamente essa jornada que é cheia de rótulos e preconceitos. Câncer tem cura em boa parte dos casos”, afirma.

O curso Projeto Vencendo o Câncer já está disponível e as aulas são enviadas online por meio da plataforma Hotmart. O valor de R$ 797,99 pode ser parcelado em até 12 vezes.

 

Sobre Isabella Tavares

Graduação em Medicina pela Universidade Regional de Blumenau (2010), residência médica em Clínica Médica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013), residência médica em Oncologia Clínica no Hospital do Câncer de Cascavel UOPECCAN (2016), Observership in Gastrointestinal Cancer pela Georgetown University, Washington, DC, EUA, Intensive Course in Cancer Genetic Risk Assessment pelo City of Hope, CA, especialização em Predisposição Hereditária ao Câncer pelo Hospital Israelita Albert Einstein. É doutoranda e mestre profissional pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da Universidade Paranaense (UNIPAR). Atualmente, trabalha como oncologista clínica no Centro de Excelência em Oncologia em Maringá-PR e na Oncoclin Oncologia em Umuarama-PR, é vice-presidente da Associação Médica de Umuarama. Tem experiência na área de Medicina Ambulatorial, Pronto Socorro/Pronto Atendimento e Terapia Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Oncologia Clínica, Oncogenética, Cuidados Paliativos, Medicina Interna, Medicina Intensiva, Emergências e Urgências Médicas e Orientação Médica Familiar. Acesse o site.