“Figurinhas” estarão espalhadas pela cidade de São Paulo e doações ajudarão a completar o álbum no site da Organização
Este mês, a SP Invisível, organização não-governamental de apoio à população de rua, promove uma ação especial inspirada na Copa do Mundo. A ONG lança um álbum de figurinhas nas ruas no formato lambe-lambe, que no lugar de jogadores de futebol, há mulheres e homens que vivem em vulnerabilidade. O objetivo é arrecadar fundos para as ações da ONG, que envolvem desde projetos de cuidado coletivo com ações de capacitação técnica para o mercado de trabalho até ceias de natal realizadas em dezembro.
A ONG SP Invisível surgiu para contar histórias de pessoas em situação de rua e expandiu seu trabalho para projetos em prol dessa população que sofre com o frio, a fome, o desemprego e principalmente, a invisibilidade. “Vamos aproveitar o momento festivo da Copa do Mundo para sensibilizar e chamar atenção das pessoas para o problema da população em situação de vulnerabilidade”, diz André Soler, presidente da SP Invisível.
As doações para completar o álbum serão recebidas por meio da página spinvisivel.org/
Entre as pessoas da “Seleção Invisível” está Luany Nogueira, 29, mulher trans que atualmente está no centro de acolhida Florescer. “Aos 23 anos eu me assumi para a minha mãe e ela não aceitou. Ela disse: – Na minha casa eu não vou querer, se você quiser ficar aqui seja direito como homem. E foi assim que eu fui morar na rua”, contou.
Em atendimento, Luany bateu várias “embaixadinhas” enquanto falava da sua paixão por futebol. “Eu saía vestida de menina na rua e os meninos me chamavam para jogar bola. As minhas amigas lá debaixo do campinho de terra diziam: “Mas menina não joga bola! Eu dizia: – Sou diferente!”.
Além do “artevismo”, o SP Invisível levará um grupo de pessoas em situação de rua para assistir aos jogos do Brasil para fazer uma grande festa e socialização.
Sobre a SP Invisível
Uma ONG que enxerga pessoas em situação de rua, conta suas histórias e promove autonomia para que novas realidades sejam possíveis. A SP Invisível realiza o cuidado individualizado de cada uma das histórias através de uma equipe especializada de assistência social.