Perder peso é o desejo de muitos, mas sempre surgem dificuldades no caminho; educador físico e nutricionista do app de Saúde Integrada Personal Virtual dão dicas valiosas para o processo de emagrecimento
Um dos principais objetivos das pessoas que entram na academia e resolvem fazer reeducação alimentar é emagrecer. De acordo com a Pesquisa Global de Sentimento do Consumidor, realizada pela WW, reconhecida por seu programa de perda de peso, 91% dos brasileiros estão focados em manter ou melhorar a saúde e bem-estar – o que inclui uma alimentação saudável e a prática de esportes.
Muitas dessas pessoas que desejam emagrecer acabam apostando em “dietas malucas” ou treinos que acham na internet, sem qualquer orientação profissional, mas de acordo com José Corbini e Fulvia Zorzi – personal trainer e nutricionista da plataforma de Saúde Integrada Personal Virtual-, para ter resultados positivos e duradouros, é necessário mudar o estilo de vida.
“Construir o ‘corpo dos sonhos’ exige disciplina e dedicação a longo prazo, ou seja, resultados imediatos não são duradouros e podem causar estresse, ansiedade e até mesmo efeito rebote”, comenta Corbini.
Mas afinal, como é possível emagrecer definitivamente? Os profissionais listaram algumas dicas simples e eficazes. Confira:
Comece devagar
Quando uma pessoa decide emagrecer, é comum que ela comece a comer bem, fazer exercícios e mude drasticamente sua rotina de um dia para o outro, mas isso não é o ideal. “Mudar radicalmente seus hábitos, de uma hora para outra, pode funcionar por algumas semanas, mas depois de um tempo a pessoa cansar. Para iniciar o processo, é importante melhorar os hábitos alimentares aos poucos, introduzindo determinados alimentos e diminuindo a frequência de alimentos ultraprocessados”, explica a nutricionista.
Na questão dos exercícios, Corbini também concorda que a prática deve ser introduzida aos poucos na rotina. “É preciso ter cautela para não sofrer nenhuma lesão e, além disso, para quem não gosta de fazer esporte, começar ‘com tudo’ pode causar desânimo e, consequentemente, desistência posterior”, alerta o educador físico.
Adote uma alimentação saudável
Muita gente acredita que, para emagrecer, é o suficiente começar a praticar exercícios físicos – como musculação, corrida ou qualquer outro esporte. De fato, os esportes ajudam muito, mas não sozinhos.
Segundo Fúlvia, é necessário adotar hábitos alimentares saudáveis para que os resultados sejam definitivos. “As pessoas passam uma ou duas horas praticando exercícios e o restante do dia comendo, ou seja, não adianta “apenas” treinar, comer bem também é fundamental. Aposte em frutas, legumes e verduras, proteínas magras e evite alimentos gordurosos e ultraprocessados. Faça boas escolhas alimentares”, opina.
Pratique exercícios diariamente
Exercícios físicos, juntamente com uma boa alimentação, são essenciais para alcançar o corpo que se deseja. “Muita gente diz que não gosta de musculação, por exemplo, mas existem muitos esportes que vão ajudar nesse processo – por exemplo, artes marciais, corrida, andar de bicicleta, natação, dança, entre muitos outros”, comenta Corbini.
O educador físico ressalta a importância de escolher um esporte que goste, para não desanimar no meio do caminho. “O importante é se mexer”, resume.
Diga não às dietas malucas
Não é a “dieta da moda” que vai fazer uma pessoa emagrecer. Cortar determinado alimento ou ficar dias à base de líquidos, por exemplo, pode ser perigoso e pouco efetivo a longo prazo.
“Para emagrecer de verdade deve-se seguir um planejamento alimentar que a pessoa consiga introduzir na sua vida, até que isso se torne seu estilo de vida, e não apenas uma dieta com dias contados”, comenta Fúlvia. “Uma dieta ‘maluca’ pode causar o efeito rebote e ainda ser perigoso pela possível falta de nutrientes”, completa.
Não desista no primeiro deslize
É importante que a pessoa tenha em mente que ela vai errar, seja na dieta ou no exercício. “Existe aquele dia em que a pessoa está cansada e decide não ir para a academia, ou está em uma festa e sai da dieta, mas isso não pode causar desânimo”, orienta Fúlvia.
De acordo com a profissional de nutrição, o importante é como agir depois de errar. “A pessoa tem duas opções: recomeçar ou continuar errando, e a melhor opção é dar um passo para trás para depois dar dois para frente”.
Descanse o suficiente
Pode parecer que não, mas o descanso também é parte fundamental para bons resultados de emagrecimento. Isso porque durante o sono nosso corpo produz hormônios que aumentam a disposição, diminuem o estresse, regulando apetite, entre outros benefícios.
“Ter disposição e regular o apetite são fundamentais para um bom treino, além de ajudarem a seguir corretamente o plano alimentar”, comenta Fúlvia.
Procure o auxílio de profissionais
Algo muito importante para emagrecer com saúde é procurar profissionais de Saúde para orientarem o processo. “Apenas um nutricionista pode fazer um planejamento alimentar correto para cada objetivo, e só um profissional de educação física saberá definir o melhor tipo de treino”, finaliza Corbini.
Sobre o Personal Virtual: É um aplicativo de Saúde completo e integrativo criado pelo personal trainer José Corbini e pelo profissional de TI João Augusto, que se conheceram em uma academia de Araraquara, interior de São Paulo. A plataforma conta com treinos personalizados para cada aluno, além de serviços nutricionais e atendimento psicológico. Os atendimentos são 100% online e realizados via app. Deste modo, cada pessoa tem a possibilidade de adaptar sua rotina saudável, conforme sua disponibilidade.