Culinária do país asiático tem influências de nações e culturas vizinhas e é marcada por especiarias e sabores complexos
O campeonato mundial de futebol começa em 20 de novembro no Catar, país árabe de pouco mais de 2,8 milhões de habitantes localizado no continente asiático. O anfitrião deve receber 1,2 milhão de turistas vindos de diversos cantos do planeta para assistir aos jogos das 32 seleções que participam da disputa. Toda essa gente reunida torcendo, vai acabar ficando com fome. E o país é prato cheio para apreciar sabores!
Segundo a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Patricia de Moraes Pontilho, a culinária tradicional e os hábitos alimentares do país muçulmano reúnem influências do Irã, Líbano e Índia, além do norte da África e da cultura nômade beduína.
“O povo do Catar tem, na sua lista de pratos típicos, alguns parecidos com os brasileiros, como ensopados caseiros e arroz cozido com carnes. Mas a característica principal é mesmo a forte marca de especiarias e condimentos no preparo dos alimentos, e o consumo de carnes como o cordeiro, peixes e frutos do mar”, diz.
Por conta de tradições culturais, os catarianos em sua maioria não costumam consumir carne de porco e bebidas alcóolicas. Para os turistas que visitarão o país, inclusive, é preciso uma autorização especial para a compra desses produtos, que são vendidos em estabelecimentos específicos.
A seguir, a docente lista os principais pratos do país anfitrião da competição em 2022.
Saloona — ensopado de legumes feito à base de carne de boi, cordeiro ou peixe, incluindo legumes como batata, cenoura, beringela e tomate.
Warak enab — petisco frito, é um enroladinho de folhas de parreira com recheio de carne.
Majboos — um arroz temperado, feito com cordeiro ou frango e legumes — muito similar à galinhada brasileira.
Kousa mahshi — abobrinha recheada com arroz e carne carneiro moída, que pode ser mergulhada em molho de tomate ou iogurte.
Luqmait — sobremesa doce popular no país, é parecido com um bolinho de chuva, é frito, feito com açúcar, farinha, levedura, amido de milho e cardamomo, tem consistência crocante por fora e fofinha por dentro.
Khanfaroosh — boa opção para acompanhar o café, é um pãozinho em forma de disco a base de farinha de arroz, leite e cardamomo. Pode ser consumido mergulhado no mel.
Cordeiro — carne bastante consumida, servida acompanhada de molho de iogurte.
Tahine – creme de gergelim usado como complemento de pratos doces.
Tabule – conhecido dos brasileiros, é um prato libanês, feito de triguilho, tomate, cebola, salsa, hortelã e outras ervas, com suco de limão, pimenta e temperos.
Limonada de hortelã – a bebida é a queridinha dos habitantes do Catar.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site.
Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site.