Para algumas pessoas, tudo o que acontece a partir do momento que o pedido de noivado é feito, já faz parte da experiência do casamento. Isso porque a partir daquele momento, os noivos ficam muito empolgados e tudo é pensando no grande dia que está por vir.
Esse é o caso do jantar de noivado, evento que acontece logo após o pedido ser feito e aceito, e que serve basicamente para comemorar pelo o que ainda está por vir. Mais do que isso, o jantar visa reunir as duas famílias que agora vão se unir oficialmente.
Existem famílias que até preferem fazer um almoço ao invés de um jantar, mas a tradição mais comum mesmo é um jantar, onde todos se sentam à mesa juntos para falar sobre os noivos, e também para pensar sobre a logística do casório.
Mas curiosamente, essa é uma tradição bem menos falada. Não temos grandes cenas de jantares de noivados em filmes, ao menos não da mesma proporção que temos de casamentos em si. Fala-se mais da tradição de dar cestas de aniversário e de natal do que do jantar de noivado.
Portanto, quando o noivado acontece, existem grandes chances de a pessoa ouvir de alguém “e quando vai ser o jantar de noivado?”, e ela não faz ideia do que é isso. Como proceder então?
Se você não tem experiência com isso, talvez nunca tenha nem ido a algum jantar de noivado nessa vida, você pode estar preocupado sobre como fazer o evento ser especial para você e para a pessoa que ama.
Afinal, o jantar merece arranjos que tornem ele especial, não é apenas um jantar, é um jantar que vai celebrar o fato de que vocês estão prestes a se casar, é como se fosse o primeiro passo de uma grande união.
Nosso objetivo é dar dicas para deixar esse jantar o mais bonito possível, com a cara dos noivos, de forma que ele seja inesquecível tanto para os convidados quanto para os “pombinhos”.
Chame apenas pessoas íntimas
Uma das primeiras conversas que duas pessoas noivas têm, é sobre a lista de casamento. E se essa conversa já aconteceu aí, você já percebeu que não vai ser fácil escolher poucas pessoas para o casório.
Para deixar sua cabeça ainda mais dolorida, saiba que o jantar de noivado tem que ser mais enxuto ainda. Isso porque é um evento para as pessoas que conhecem vocês intimamente.
Tradicionalmente, esse tipo de evento nunca conta com mais de 30 pessoas, então basicamente é a família de cada lado, e ocasionalmente um amigo tão próximo quanto um familiar, talvez os padrinhos.
Pode não ser fácil convidar poucas pessoas assim, mas o tom mais íntimo que esse jantar tem é parte da graça do que torna ele tão especial, não é uma celebração grandiosa, é apenas uma pequena e simbólica reunião.
Pode ser caseiro
Se você tem um pouco mais de condição, você pode é claro pagar para que esse jantar seja em um restaurante. O mais comum é em estabelecimentos com cardápio próprio de jantar, com entrada, prato principal e sobremesa. Assim você paga por convidado, e por serem poucos, não fica um absurdo.
Mas se para você isso é muito caro, ou se vocês querem economizar para o casamento em si, não tem problema, existem soluções.
Como dissemos antes, esse jantar é simbólico, ele não tem nem de longe o mesmo peso que o casamento em si, ele é um símbolo de união entre as famílias, então o jantar pode ser uma união de forças.
As duas famílias podem combinar de levar pratos diferentes para o jantar, o que faria com que o evento fosse marcado por uma troca entre eles. A comida que uma família tradicionalmente faz, faz parte de sua cultura, e misturando tudo, você tem a união deles de uma forma muito proveitosa, e que vai fortalecer os laços.
A identidade visual dos noivos
Você pode já ter ouvido falar de uma “Identidade visual”, que basicamente é quando alguém ou alguma coisa tem um visual que, sempre que você ver algo parecido, vai lembrar daquilo.
E que momento melhor para criar a identidade visual do seu casamento? Se vocês já sabem o que querem e como querem, o melhor que podem fazer é já ir dando pequenas pistas no jantar.
Consigam arranjos parecidos, em formato ou em cor, façam com que a luz fique parecida, talvez algumas lembrancinhas também. Nada que dê um spoiler completo de como seu casamento vai parecer.
No entanto, o mais legal seria que quando o seu casamento chegasse, as pessoas sentissem que já tinham visto aquilo antes, e como se o jantar tivesse sido uma versão reduzida do que o seu casamento veio a ser mais tarde. E como o jantar é só para os íntimos, apenas alguns privilegiados puderam saber um pouco de como seria antes.