A fim de suprir a demanda do mercado de trabalho, o projeto é voltado para jovens de 18 a 29 anos dos municípios de Itaboraí, Macaé e Duque de Caxias
A tecnologia avança todos os dias e é necessário estarmos atentos a essas mudanças para acompanhar o mercado de trabalho. Pensando nisso, a instituição sociocultural Cinema Nosso, que há 20 anos forma gratuitamente jovens periféricos no audiovisual e novas tecnologias, está com inscrições abertas para o projeto ‘Ginga’, curso de formação gratuita, para jovens de 18 a 29 anos, dos municípios de Itaboraí, Macaé e Duque de Caxias. Patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto tem como objetivo fortalecer a cultura de respeito aos Direitos Humanos, junto a uma formação profissionalizante em audiovisual, games e cultura digital. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de outubro clicando no link.
O projeto visa permitir que jovens fora da escola e do mercado de trabalho tenham oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos e socioemocionais para mudarem as suas realidades. O curso de Marketing Digital pretende abordar o perfil consumidor no cenário da internet no Brasil – onde as mudanças de hábitos de consumo durante a pandemia fizeram com que a área do Marketing Digital evoluísse. Somado ao programa de formação, serão oferecidas aulas de Gestão de Carreira, para que os alunos reflitam sobre seus objetivos profissionais.
MARKETING DIGITAL: O MERCADO QUE SE CONSOLIDA CADA VEZ MAIS NO BRASIL
De acordo com a pesquisa Digital 2022, do Data Reportal, cerca de 77% dos brasileiros são usuários de internet. Estima-se que eles dedicam seu tempo ao uso da internet por cerca de 10 horas e 19 minutos por dia – divididos em: streamings, redes sociais, leitura de mídia, plataformas de música, games, podcasts entre outros. Devido a isso, houve um aumento na procura de profissionais especializados em estratégia de comunicação para atrair e fidelizar clientes para que sejam apresentadas melhorias em resultados financeiros.
Além disso, os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2014) mostram que mais da metade dos domicílios brasileiros possuem acesso à internet – o que representa mais de 95,4 milhões de pessoas conectadas. Por isso, conforme o relatório Cenp-Meios, realizado pelo Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário e publicado anualmente, o crescimento no investimento em mídia foi de 38,8% em 2021, num total de 19,7 bilhões de reais.
Sobre o Cinema Nosso
O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural, com sede no Rio de Janeiro, que trabalha há 20 anos com Juventudes, Educação e Audiovisual. Foi fundado em 2000 por sete jovens de origem popular que enxergaram, na época, uma ausência de identidade no mercado audiovisual a partir do filme Cidade de Deus. Hoje, é um centro de inovação e tecnologia que oferece vários projetos para infância e juventude cuidadosamente acompanhados de um projeto de vida ou carreira ajudando o desenvolvimento socioemocional dos jovens. Reconhecida como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, com mais de 10 mil jovens formados em seus cursos, a instituição possui prêmios como o11th China Internacional Children’s e Prêmio Itaú-Unicef. Também possui a Metodologia premiada, Certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019 , aliada ao movimento STEAM,aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030 e ao respeito às trajetórias e vivências de todo público em volta da instituição.
Serviço – Projeto Ginga
Formação em Jogos Digitais
Formato: Remoto, com direito à bolsa-auxílio internet.
Valor: Gratuito.
Público: Jovens de Itaboraí, Macaé e Duque de Caxias (Rio de Janeiro).
Idade: Entre 18 e 29 anos.
Inscrições: Pelo formulário, com vagas limitadas para garantir atenção aos alunos e qualidade no ensino.
Data: até 07 de outubro de 2022.
Para mais informações e conhecer outras oportunidades gratuitas, acesse www.cinemanosso.org.br ou o Instagram @cinema_nosso.