Com oito opções de cursos online e gratuitos, os jovens terão oportunidade de profissionalização mais rápida sem sair de casa
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abre nesta quinta-feira (29) 15 mil vagas para cursos de qualificação profissional do programa Novotec Virtual. As inscrições devem ser feitas pelo site www.novotec.sp.gov.br.
O Novotec Virtual é o programa em que os cursos são realizados totalmente online (EAD) com aulas gravadas e atividades, por meio da moderna plataforma da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), e com certificação garantida.
O curso tem duração de 80 horas e o estudante é o protagonista, podendo realizar as atividades em seu próprio ritmo e de acordo com determinados prazos de entrega.
São oito opções de cursos nas áreas de gestão, idiomas e tecnologia da informação, todos online e gratuitos: Banco de Dados, Desenvolvimento Mobile, Desenvolvimento Web, Espanhol Básico, Finanças na Empresa, Gestão Administrativa, Lógica de Programação, Planejamento Empresarial.
O Novotec Virtual tem o objetivo de ampliar as competências e impulsionar a aprendizagem. Jovens com idades entre 14 e 24 anos, que residam em São Paulo e que possuam ensino fundamental completo podem participar.
“Ofertar cursos gratuitos que impulsionem a carreira dos jovens de São Paulo é um dever que o estado tem cumprido, ampliando as competências dos estudantes e atendendo às necessidades do mercado de trabalho”, comentou Zeina Latif, secretária de Desenvolvimento Econômico.
A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail. Após realizar a matrícula, o aluno deverá concluir a carga horária total do curso virtual em até três meses para receber o certificado.
Seu Futuro Novotec
Para auxiliar na escolha das carreiras, o aplicativo Seu Futuro Novotec orienta estudantes sobre carreiras digitais por meio de quiz vocacional. Além disso, é possível obter informações sobre mercado de trabalho, acessar relato de especialistas, descobrir o que é preciso aprender em cada profissão da área tecnológica e onde iniciar os estudos. Tudo isso de maneira gratuita. O aplicativo é indicado para jovens a partir de 14 anos e está disponível para Android e IOS.
Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico exerce papel fundamental para atrair investimentos ao Estado, fomentar o empreendedorismo com foco na geração de emprego e renda e incentivar a inovação tecnológica. Além disso, oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Entre os principais programas da pasta destacam-se o Bolsa Trabalho, Bolsa Empreendedor, IdeiaGov, Banco do Povo, Empreenda Rápido e Minha Chance.
No total, são 11 órgãos vinculados à secretaria, como o Centro Paula Souza, Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Universidade de São Paulo (USP).