O Brasil sempre foi muito complicado quando se fala na aquisição de hardware (componente físico). Fatores como: alta do dólar, impostos e até o boom das criptomoedas, são apenas algumas das dificuldades que enfrentamos. Durante a crise de 2020, vimos os preços duplicarem (e até triplicarem em alguns casos), o que desanimou bastante aqueles que queriam fazer melhorias no seu setup ou precisavam dos recursos para trabalhar.
Os mais ligados começaram a desenvolver técnicas para economizar, seja comprar itens usados ou mesmo utilizar extensões para receber dinheiro de volta e cupons. Um site que ficou muito famoso por ajudar nessa questão foi o “Cupom de descontos”. Diariamente são oferecidos códigos promocionais para lojas como: Terabyte, Pichau, AliExpress e Kabum, sendo que as duas últimas possuem a opção de CashBack. Isso definitivamente foi uma mão na roda para aqueles que contavam cada centavo para realizar suas compras.
Outra estratégia utilizada no mercado de placas de vídeo foi: comprar os produtos usados que já não serviam mais para a mineração de criptomoedas e torcer para não estragar antes do previsto. Realmente tempos difíceis fizeram os consumidores arriscarem cada vez mais, mas e hoje? O que temos de informações sobre o mercado? Ficaremos mais tempo esperando por uma queda?
Pela primeira vez em alguns anos, espera-se uma redução considerável para Hardware, sendo que algumas categorias serão mais ou menos afetadas. Pegando como exemplo as placas de vídeo (que normalmente é o componente mais caro), a própria NVIDIA já espera uma redução interessante dos preços, tanto por conta da crise mundial amenizando, quanto por conta da queda de criptos. Outros itens importantes como os processadores também estão em constante queda, algo que não acontecia no passado.
Podemos dizer que nesse resto de 2022 e também em 2023, será um bom período para investir no nosso setup, até porque não sabemos quando o mundo pode virar do avesso novamente. Mas é importante estar atento aos descontos e promoções oferecidos, isso faz uma diferença gigantesca no final das contas.