A síndrome do intestino irritável é um distúrbio com alterações no cérebro, intestino e microbioma. Um recente estudo publicado mostrou que a hipnoterapia dirigida ao intestino demonstrou melhorar a qualidade de vida e os sintomas da síndrome do intestino irritável. O hipnoterapeuta Pyong Lee analisou o estudo e afirmou que é importante que, cada vez mais, novos artigos que relacionam a hipnoterapia com outros tratamentos à saúde sejam realizados.
Conforme o estudo, foram comprovados os efeitos da hipnose no trânsito intestinal e no sistema imunológico da mucosa. “Foram realizadas avaliações psicológicas (estresse percebido, sofrimento psicológico, qualidade de vida, escalas analógicas visuais) e variáveis relacionadas aos sintomas da síndrome do intestino irritável (gravidade da SII, sintomas únicos, escalas analógicas visuais) com questionários validados”, diz trecho do artigo.
Pyong pontuou que o estudo mostrou que houve a redução nos sintomas da síndrome do intestino irritável e da carga psicológica foram observadas após a hipnoterapia dirigida ao intestino, mas apenas pequenas alterações foram encontradas na composição da microbiota intestinal.
“Esses resultados nos mostram o que já sabemos: que a hipnose pode atuar por impacto no sistema nervoso central e várias enfermidades podem ser tratadas e ter seus sintomas diminuídos”, disse.
O que é a síndrome do intestino irritável?
A síndrome do intestino irritável é um distúrbio gastrointestinal funcional associado à dor abdominal e hábitos intestinais alterados que afetam cerca de 11% da população mundial. Está atualmente conceituado como um distúrbio da interação cérebro-intestino. O microbioma bacteriano introduziu uma nova perspectiva na comunicação entre o cérebro e o intestino e o entendimento da síndrome.
As descobertas dos estudos de microbioma apontam para influências bidirecionais entre bactérias, fisiologia e comportamento do hospedeiro, e é fortemente sugerido um papel dos fatores microbianos na sinalização do eixo intestino-cérebro e na fisiopatologia da SII. No entanto, a evidência para alterações microbianas intestinais na SII é atualmente limitada. Alterações na reatividade psicobiológica ao estresse também estão claramente implicadas na síndrome.
Pyong Lee é mágico, hipnoterapeuta e terapeuta pela NGH – National Guild of Hypnotists e já estampou a capa da Forbes na lista Under 30. Hoje Pyong é o hipnotista e mágico mais seguido do mundo, somando 25 milhões de seguidores nas suas redes sociais e 5 bilhões de visualizações.