O Brasil é um dos países que lidera o ranking de cirurgias estéticas, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Apesar da popularidade de alguns procedimentos, muitos estão rodeados de mitos que já foram derrubados pela ciência, mas continuam repercutindo.
O cirurgião plástico da clínica Libria, Dr. Hugo Sabath esclarece alguns mitos sobre a cirurgia plástica, confira:
O inverno é a melhor época para realizar uma cirurgia plástica
A cirurgia plástica pode ser realizada em qualquer época do ano. A recuperação e a cicatrização não são prejudicadas se a cirurgia for realizada no verão ou em outra estação. O que pode ser desconfortável é o uso da cinta modeladora nos casos de lipoaspirações, em um período de calor.
Fumantes não correm riscos de necrose
Na cirurgia alguns vasos sempre são lesados e os restantes devem estar em perfeita ordem para manter a vascularização da pele. Como a nicotina diminui o calibre dos vasos sanguíneos, os fumantes têm um risco muito maior de problemas de cicatrização e morte de tecido (necrose). “Se a célula não recebe sangue…morre”.
A lipoaspiração é uma cirurgia mais perigosa que as outras plásticas
A lipoaspiração é um procedimento bastante seguro, com baixas taxas de complicações, quando comparados a outros procedimentos (mama, abdome). “Para isso, é importante que seja realizada por um profissional capacitado e experiente, em um hospital ou clínica que disponha do suporte adequado. O conhecimento da anatomia e de todas as camadas e estruturas superficiais e profundas do cirurgião plástico qualificado, permite que a cirurgia seja realizada com a máxima segurança, sempre respeitando os limites de volume a ser lipoaspirado e também a área corporal abordada.” alerta o cirurgião da Clínica Libria.
Qualquer pessoa pode realizar a Lipoaspiração de Alta Definição
Dr. Hugo Sabath explica que o perfil do paciente para Lipo HD, é um paciente que treina e faz dieta regularmente, mas ainda não alcançou o shape com a definição que deseja. Sendo assim, são pacientes que não apresentam muita flacidez e nem grande excesso de gordura abdominal, principalmente a visceral (gordura interna). Segundo o cirurgião da Clínica Libria, a Lipo HD não é indicada para quem quer emagrecer. Essa é uma condição que deve ser alcançada previamente.
O silicone “contamina” o leite materno
Um dos mitos que mais preocupa as futuras mamães. Porém, esse é um mito sem fundamento. Em primeiro lugar, porque o silicone não “contamina” nenhum tecido do organismo, e nem o leite produzido.
Além disso, o silicone é colocado por trás da glândula mamária. Em outros casos, ele fica até mesmo atrás do músculo. Assim, tanto no processo de produção do leite quanto no caminho que ele faz para chegar ao mamilo, onde o bebê mama, não existe nenhum contato com a prótese.
A prótese de silicone possui data de validade
“A prótese não tem uma validade específica, podendo durar conforme o material utilizado e a reação do corpo. Porém, é necessário realizar uma revisão pelo menos a cada 5 anos, ou caso haja algum desconforto, dor ou deformidade.” finaliza o cirurgião plástico da Clínica Libria.
Mais Sobre Hugo Sabath: Clínica Libria
CRM – 131199
Graduação em Medicina – Universidade Católica Boliviana – UCB – Bolívia – Residência – Especialização em Cirurgia Geral – Hospital Universitário Japonês – Bolívia
Graduação em Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Orientador: UFRN -UFPB. – Residência – Cirurgia Geral – Hospital Stella Maris – Brasil
Residência – Cirurgia Plástica – Faculdade Medicina do ABC Hospital Santa Catarina
Reconstrução mamária com experiência na área de medicina , ênfase em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica. – AC Camargo
Cirurgião Plástico – Clínica Sabath Hospital Assunção, Hospital Brasil, Hospital Santa Catarina – Hospital São Luiz – Hospital Ruben Berta – Hospital San Gennaro – São Paulo, Brasil
Equipe Cirúrgica Pós Bariátrica – Grupo Ana Rosa Hospital Assunção, Hospital Brasil, Hospital Santa Catarina – Hospital São Luiz – Hospital Ruben Berta – Hospital San Gennaro – São Paulo, Brasil
Cirurgião Plástico – Reconstrução Mamária Hospital Oncológico de Santa Cruz de La Sierra – Bolívia Mutirão de Cirurgias Plásticas Reconstrutivas Hospital SAIDA – Líbano
Membro da FILACP
Membro Titular da Sociedade Boliviana de Cirurgia Plástica
Membro ISAPS
Membro Internacional Sociedade Americana de Cirurgia Plástica
Titulo de Especialista Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Membro IPRAS.