Esse artigo irá te apresentar a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico, te mostrando também os principais tipos de tráfego. Para você conseguir sucesso na internet, é indispensável você saber como funcionam algumas ferramentas que o mercado disponibiliza.
Você precisa entender como funciona um pouco de tudo, só assim você conseguirá usar as funcionalidades a seu favor.
Vamos te mostrar cada detalhe dessas duas ferramentas, para você conhecer e ver qual você escolher para o seu caso. Por isso é fundamental saber primeiramente qual é o seu caso, o que você está procurando, isso facilitará muito a sua vida.
Tráfego pago
Tráfego pago é feito por anúncios nas redes sociais, com mecanismos de buscas, aplicativos ou até mesmo sites. É uma ótima estratégia de marketing para você usar a seu favor, consegue trazer um número maior de visitantes em sua página ou site, conseguindo vender mais.
A lógica do tráfego é bem simples de entender, quanto mais você investe, mais o seu anúncio irá aparecer para as pessoas, e assim, consequentemente você vende mais.
A partir do momento que você começa a investir nessa ferramenta, você consegue dar muito mais de visibilidade ao seu produto. Uma ótima ferramenta é o Google.
É fundamental você saber como funciona o Google ads.
Os melhores tipos de tráfego pago
Vamos te mostrar alguns principais tráfego pago para você conseguir otimizar as suas divulgações, conseguindo alcançar mais público.
Instagram Ads
Essa é uma ótima plataforma para você usar o tráfego pago. O que faz essa plataforma ser uma das mais procuradas atualmente para fazer anúncios, é que você consegue fazer as publicações de várias formas diferentes, sendo elas:
- Anúncios de vídeos;
- Post nos seu Feeds;
- Anúncios em seu Stories;
- Anúncios em carrosel;
- Anúncios de coleção;
Você pode usar todos esses recursos acima para fazer as suas divulgações na internet. O recomendável é que você aprenda a mexer com um pouco de cada, para você conseguir ter ainda mais sucesso nas suas divulgações.
Mas uma coisa que é óbvia, e mesmo assim não podemos deixar de falar, é da criatividade. Tente ser uma pessoa criativa, não tenha medo de ousar. Isso pode te trazer ótimos frutos em um futuro próximo, pode ter certeza disso.
Facebook Ads
Quando o assunto é anunciar produtos na internet, normalmente nos vem à cabeça essa plataforma. Ela tem muitas funcionalidades que ajudam muito na hora de fazer a divulgação de um produto.
Há muitas pessoas que pensam que essa plataforma já está ultrapassada, e não serve mais para divulgação. Sinto informar, se é esse o seu caso, mas isso é um engano tremendo.
O Facebook é uma das plataformas mais visadas na hora de publicar. Alguns empresários dizem ser a plataforma que mais tem conversões de vendas.
Uma das coisas bacanas dessa plataforma, é que ele dá liberdade para o empresário. Porque você consegue controlar quando deve ou não para as campanhas. Te fazendo ter mais controle sobre o todo o processo.
Tik Tok Ads
Como é uma das redes mais populares do mundo, que só cresce a cada dia, não podíamos deixá-la de fora. É uma ótima ferramenta para você usar e abusar em seus anúncios.
Tráfego orgânico
Tráfego orgânico, tem a ver com pessoas que chegam a um site ou página, graças a uma busca que não foi utilizado o tráfego pago. Ou seja, totalmente gratuito.
Em suma, é o oposto do tráfego pago.
Os resultados de uma pesquisa de anúncios aparecem logo abaixo de um anúncio pago. Esse é o tipo de tráfego, indispensável você não prestar atenção nos algoritmos de buscas.
Como fazer um tráfego orgânico
Para você conseguir resultados satisfatórios, é fundamental que você invista na persona do seu negócio. E falando sobre os algoritmos, são eles que determinam a sua página nas pesquisas. Para você fazer um tráfego orgânico de qualidade, você precisa saber de algumas coisas, sendo elas:
Marketing de conteúdo
A grosso modo, é fazer conteúdos online do produto, para fazer com que as pessoas entrem no funil da empresa. Vamos dar alguns exemplos para você ver o que é marketing de conteúdo, sendo eles:
- A criação de conteúdos para blogs;
- Envios de e-mails marketing;
- A postagens em redes sociais.
Esses são alguns exemplos de marketing de conteúdo.
SEO
O SEO tem a ver com o processo de melhoria de um site.
A lógica aqui é simples: quanto maior a visualização de um site, maior é a chance de vendas. É isso que o SEO procura fazer.
Vamos citar algumas estratégias caraterísticas:
- Verificar a usabilidade de seu site;
- Criar um mapeamento de palavras-chave, e conferir se essas palavras correspondem com a persona;
- E investir em marketing de conteúdo.
Mídias sociais
É possível também ganhar tráfego orgânico por meio das redes sociais. E isso pode ser feito com criação de posts que trazem dicas, que respondem perguntas, compartilhando informações interessantes sobre a persona.
Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas sobre o assunto. Desejamos boa sorte e sucesso para a sua trajetória na internet.