A Comitiva Água do Peão, de São José do Rio Preto, venceu o Concurso da Queima do Alho, realizado neste sábado, 21 de agosto, na 65ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. A disputa do melhor prato típico dos tropeiros aconteceu no Rancho Ponto de Pouso, espaço tradicional no Parque do Peão que é utilizado para a realização do concurso.
Arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca e o churrasco na chapa, foram preparados com maestria pela comitiva Água do Peão, o que conquistou o paladar do jurados, Aguinaldo José de Góes e Carlos Gilberto , o “Ferreirinha”. Ao todo, 20 comitivas participaram da Queima do Alho.
Concurso de Berrante
Tão tradicional quanto a Queima do Alho, o Concurso de Berrante de destacou durante a 65ª. edição da festa, e manteve a tradição tropeira, homenageando os berranteiros de todo Brasil.
A competição deste ano premiou como campeão na categoria masculina, Gabriel Coutinho de Ingatuba-SP com R$ 1000 (mil reais), em segundo lugar — Pedro Henrique de Orindiúva- SP e na terceira colocação Leandro Berranteiro, da cidade de Cajamar-SP.
Na categoria feminina, Carine Berranteira pela 4ª. vez se consagrou campeã na modalidade e levou R$ 1000 para Limeira do Oeste. Em segundo lugar, Raissa Lombardi, de Itapagipe-MG e em terceiro, Monique Aragão de Junqueirópolis –SP.
A escolha dos melhores berranteiros foi feita pelos jurados, Luiz Berranteiro –São Paulo, Luiz Maia — BH e Natal Berranteiro de Araçatuba-SP.