O objetivo, segundo seus idealizadores, é conscientizar os visitantes da Festa para que observem, identifiquem e denunciem qualquer suspeita de prática de turismo sexual. Segundo o Código de Conduta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, existem sinais que identificam comportamentos suspeitos entre crianças e adultos ou entre homens e mulheres, insegurança e desconfiança nas vítimas, trajes, ausência de documentação, entre outros. Sinais que podem ser percebidos em eventos e atrações turísticas, assim como nos meios de transporte até eles, e em caso de suspeita, é preciso acionar os órgãos responsáveis pela investigação e combate.
Com base nessa premissa, a campanha em circulação da Festa do Peão de Barretos deste ano, informa os telefones 190 – Polícia Militar, 197 – Polícia Civil, 100 – Direitos Humanos e 17 3322 9906 – Conselho Tutelar de Barretos, incentivando denúncias e trazendo a frase “em uma situação suspeita, sua atitude muda tudo!”. As peças publicitárias foram desenvolvidas pela agência Phábrica de Ideias, agência oficial da Festa do Peão.
O presidente de Os Independentes, associação realizadora do evento, Jerônimo Luiz Muzetti conta que “tudo nessa Festa foi preparado pensando em proporcionar as melhores experiências para nossos visitantes, pessoas de todas as idades, inclusive muitas famílias inteiras. Por isso, queremos ter o melhor ambiente para a diversão e a exploração sexual deve ser combatida com energia para que consigamos isso. A parceria com a OAB Barretos é uma semente plantada para que outras ações também possam ser desenvolvidas nos próximos anos”, completa.
Para a presidente da 7ª Subseção a Ordem dos Advogados do Brasil, OAB Barretos, Arany L’Apiccirella, “a recepção de Os Independentes à ideia da campanha, que nasceu nessa diretoria, com o apoio da Comissão da Infância e Juventude da nossa Subseção, coordenada pela Marystela Alves Pereira, foi imediata por parte da diretoria, principalmente do seu presidente Jerônimo. Nós nos impusemos esse grande desafio, apesar do curto tempo para colocar a campanha em ação, e recebemos apoio da CAASP, a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo e da OAB São Paulo para viabilizar as peças. Estamos muito felizes com essa primeira parceria e sabemos que muitas outras estão por vir, uma vez que queremos sempre nos orgulhar de nosso maior evento, a Festa do Peão de Barretos, não queremos vê-lo como fonte de práticas criminosas como a exploração sexual”, disse a presidente.
A campanha está nas redes sociais oficiais do evento, nos muitos telões e televisões espalhados pelo Parque do Peão, nos painéis de led do Estádio de Rodeios e Shows e será divulgada para que locutores, artistas e patrocinadores possam replicá-las em seus próprios espaços.