A Coordenadora Técnica da Yamá Cosméticos, Marisa Russo conta sobre o cronograma capilar durante o inverno e os produtos indicados
Existem muitas dúvidas sobre o que é cronograma capilar e como fazermos para manter o cuidado com as madeixas na rotina, principalmente no inverno. Com as baixas temperaturas, é normal tomar banhos mais longos e com a água mais quente, contudo, a temperatura da água pode danificar a fibra capilar e os resultados são fios mais ressecados e sem brilho. Para combater os danos, o importante é não descuidar da hidratação, nutrição e reconstrução, além de contar com produtos específicos.
Para tirar algumas dúvidas, Marisa Russo, Coordenadora Técnica da Yamá Cosméticos, explica a importância do cronograma capilar e os produtos indicados.
O que é Cronograma Capilar? E como manter?
Para manter a saúde dos fios, precisamos entender o que um cabelo saudável necessita. De maneira geral, é necessário realizar a reposição hídrica, de lipídeos e de massa. Pensando nisso, existe o cronograma capilar, uma rotina de cuidados baseada em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.
A Coordenadora Técnica da Yamá Cosméticos explica que: “O cronograma capilar é uma agenda de cuidados com os cabelos, de modo a avaliar suas necessidades, repondo principalmente os seus nutrientes e outras substâncias que perdemos com o tempo. Sendo assim, pode-se alternar hidratação, nutrição e reconstrução para contar com cabelos ainda mais saudáveis”.
Produtos indicados para o inverno e lavagem:
Com as baixas temperaturas, é natural tomar banhos mais quentes, o que danifica os fios deixando-os ressecados e prejudicando a saúde do couro cabeludo. A maneira ideal de lavar o cabelo no inverno e nas outras épocas do ano, é com água morna, para evitar o ressecamento dos fios e o desbotamento da coloração.
Além disso, devido às baixas temperaturas, se transpira menos nas épocas mais frias do ano, porém, ainda é preciso realizar a higienização com certa frequência. Marisa Russo comenta que não é necessário manter a frequência de lavagem do cabelo do verão. De toda forma, o intervalo entre uma higienização e outra não pode ser maior do que 2 dias.
Para não deixar os cabelos com o aspecto sem vida e opaco, a especialista recomenda a utilização de shampoos antirresíduos a cada 15 dias alternados à shampoos hidratantes. “Também recomendamos a utilização de máscaras de nutrição, para evitar o aspecto áspero e o excesso de frizz”, explica Marisa.
Óleos capilares:
A profissional ensina que os óleos capilares são uma boa alternativa para acrescentar à rotina de cuidados com os fios, especialmente durante o inverno. “O óleo capilar deve ser usado como um dos maiores aliados para o combate dos fios frisados e ressecados no inverno, pois proporciona nutrição, proteção e umectação”, comenta.
Protetor Térmico
Existem muitas dúvidas se devemos continuar com o uso do protetor térmico durante o inverno, e a especialista explica que é obrigatório em qualquer época do ano.
“O uso do protetor térmico é fundamental em qualquer estação do ano. O produto é o primeiro passo para o uso do secador, da chapinha ou qualquer outra fonte de calor direcionado aos fios”, explica a profissional.
Finalização para cabelos cacheados/crespos
Os cabelos cacheados podem ser finalizados de diversas maneiras. Um método bastante prático para estimular os cachos é a fitagem, que consiste em pentear com os dedos, separando as mechas em fitas. “O importante é sempre alinhar a finalização com o uso de um creme de pentear específico para cachos. A linha Yamasterol é perfeita para finalizar, proteger e definir os fios sem pesar”, finaliza Marisa Russo.
Sobre a Yamá
Fundada em 1967, a Yamá Cosméticos dispõe de um portfólio completo de produtos para tratamento e cuidado capilar. Conta com mais de 250 itens, sendo a marca Yamasterol uma das mais conhecidas e queridas dos nossos consumidores.