Iniciativa destinada a alunos da Univesp prevê formação na área de tecnologia da informação, oportunidades no mercado de trabalho e o desenvolvimento de Atividades Práticas Profissionais (APPs); lançamento ocorre em live no dia 08/06, às 19h
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), anuncia parceria com o Núcleo Softex Campinas (NSC)para oferecer formação de recursos humanos de alta qualidade na área de tecnologia e inovação, por meio de cursos on-line gratuitos oferecidos na Plataforma Up SKill Univesp, que conta com base tecnológica Workover.
A ferramenta também permitirá conectar os alunos participantes a vagas disponibilizadas por empresas parceiras. Os cursos poderão ainda ser usados pelos estudantes de graduação da instituição, como créditos na forma de Atividades Práticas Profissionais (APPs).
O lançamento ocorrerá durante Live “O profissional que o mercado quer”, organizada pelo NSC, dia 08/06, às 19h. A transmissão que contará com as participações da CEO Workover Academy, Lilian Sampaio e do CEO Logithink, Rodrigo Granja, poderá ser acessada pelo link: https://www.youtube.com/watch?
De acordo com o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, a parceria garantirá aos estudantes da universidade cursos voltados às demandas da área de tecnologia.
“Como já apontado em diversas pesquisas, o setor é um dos que mais cresce no Brasil e proporciona o maior número de vagas e bons salários. Capacitar o profissional é fundamental para suprir essa demanda, além de viabilizar a conquista de bons cargos e impactar a sociedade com inovações”, afirma.
Os cursos gratuitos, com curta duração, serão compostos por sequência de vídeos, organizados por trilhas formativas, voltadas para quem deseja ingressar no mercado de trabalho ou está em busca de uma recolocação profissional. Os estudantes terão acesso a uma página onde os conteúdos e ementas estarão disponíveis. No local, os discentes poderão realizar mais de uma opção e cursar as trilhas de interesse. Ao concluir cada curso, o aluno receberá um “badge”, que indicará ter as habilidades necessárias no assunto abordado.
As atividades oferecidas pelo programa capacitarão profissionais, tanto em soft skills como em hard skills, para atuarem em iniciativas de concepção, desenvolvimento, publicação, manutenção e evolução de produtos e sistemas de base tecnológica, não somente em empresas que desenvolvem software, mas também em qualquer tipo de instituição que demande profissionais da área de sistemas e computação. Entre os segmentos, estão os de suporte técnico a sistemas, desenvolvimento de software, suporte a sistemas críticos, implantação e manutenção de sistemas, entre outras especialidades. Os estudantes da Univesp podem se inscrever pelo endereço: https://workover.com.br/
Disponibilização de currículos para empresas parceiras
A plataforma oferecerá ainda uma seção de vagas destinadas ao mercado de trabalho. Os currículos daqueles que concluem os cursos são disponibilizados às empresas e entidades participantes e/ou apoiadoras do projeto para que possam avaliar e, eventualmente, contratar estes profissionais. Nessa página, estarão listados oportunidades e requisitos necessários para a aplicação. Apenas os estudantes que tiverem as habilidades contempladas conseguirão fazer a inscrição em processos seletivos.
Por meio dessa prática, o NSC realiza um processo de pré-seleção de candidatos e garante a eficiência da ação. Ao completarem os cursos, os participantes da Univesp receberão um certificado de conclusão, emitido pelo NSC. A universidade poderá, a seu critério, validar parte dessas horas como atividades práticas profissionais (APPs).
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 50 mil alunos de graduação. Além dos seis cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação, a universidade mantém estudantes matriculados em Engenharia de Produção, Tecnologia em Gestão Pública (parceria com o CPS) e, a partir de 2022, passa a ofertar Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2022, a universidade possui 414 polos e está presente em 360 municípios do Estado, que abrigam mais de 92% da população paulista.
Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico exerce papel fundamental para atrair investimentos ao Estado, fomentar o empreendedorismo com foco na geração de emprego e renda e incentivar a inovação tecnológica. Além disso, oferece qualificação profissional para atender as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Entre os principais programas da pasta destacam-se o Bolsa Trabalho, Bolsa Empreendedor, IdeiaGov, Banco do Povo, Empreenda Rápido e Minha Chance.
No total, são 11 órgãos vinculados à secretaria, como o Centro Paula Souza, Instituto de Pesquisas Tecnológicos (IPT), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Universidade de São Paulo (USP).