Pular para o conteúdo

Mês dos Namorados: 7 razões pelas quais uma boa noite de sono melhora o desempenho sexual

Privação de sono pode contribuir para a disfunção erétil, além de diminuir o desejo sexual e as chances de ter um orgasmo.

Não é novidade que uma boa noite de sono é essencial para a saúde. Afinal, dormir bem ajuda a reduzir riscos de desenvolver obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares. O que muita gente não sabe é que o sono também desempenha um grande papel no sexo.

De acordo com a psicóloga especializada em terapia cognitiva comportamental para insônia e cientista do sono na Emma – The Sleep Company, Theresa Schnorbach, quando há privação do sono, a hipófise – órgão que regula glândulas que produzem os hormônios – é menos estimulada, o que pode diminuir a produção de testosterona, substância responsável por aumentar a libido em mulheres e homens. Ao mesmo tempo, o cortisol, conhecido como o hormônio do stress, acaba sendo produzido em excesso. Com isso, uma noite mal dormida pode contribuir para a disfunção erétil, além de diminuir o desejo sexual e as chances de ter um orgasmo.

“A atividade sexual promove a produção de hormônios importantes como a ocitocina e a prolactina, que proporcionam sensação de prazer e relaxamento, tornando mais fácil adormecer. Já uma boa noite de sono contribui para o aumento da testosterona e, consequentemente, do desejo sexual.  Portanto, dormir cerca de 7 a 9 horas por dia pode melhorar a vida sexual, e vice-versa,” explica a especialista.

Ou seja, dormir pode ser o segredo para relações sexuais mais prazerosas! Sendo assim, a equipe de pesquisadores da Emma listou mais alguns motivos para investir em um sono reparador:

  1. Dormir bem aumenta a produção de testosterona, o que aumenta diretamente a libido. Ou seja, quanto mais horas de sono, mais tesão!
  2. O sono equilibra o sistema nervoso autônomo, o que, por sua vez, aumenta a probabilidade de ter um orgasmo ao fazer sexo.
  3. Um sono de qualidade também aumenta a confiança e afeta a aparência, o que é um fator importante para nos sentirmos mais confortáveis e desejarmos sexo.
  4. Dormir entre 7h e 9h todas as noites aumenta a criatividade, permitindo mais “experimentos” no quarto. Adeus monotonia!
  5. O sono também aumenta os níveis de energia, o que pode afetar a resistência sexual.
  6. O sono reduz os níveis de hormônio do estresse no corpo, o que permite estar menos em nossas cabeças e mais presente em nossos corpos: um fator-chave tanto no desejo de interação sexual quanto na capacidade de orgasmo.
  7. Por fim, o sono de qualidade nos torna mais felizes e relaxados, facilitando a conexão na cama.

 

Sobre a Emma – The Sleep Company

Emma – The Sleep Company é a marca líder mundial de sono D2C (direct to consumer). Fundada em 2013 pelo Dr. Dennis Schmoltzi e Manuel Mueller na Alemanha, a empresa está presente em mais de 30 países e alcançou um faturamento de 645 milhões de euros (733 milhões de dólares) em 2021, uma taxa de crescimento de 59% em relação ao ano anterior. Os produtos Emma® são vendidos por meio de uma abordagem omnichannel, incluindo D2C/online, marketplaces e mais de 3.500 lojas físicas. Emma colabora com sucesso com mais de 200 varejistas. Os mais de 850 colaboradores da Emma atuam em diferentes países pelo mundo, com escritórios em Frankfurt (Alemanha), Manila (Filipinas), Lisboa (Portugal), Cidade do México (México) e Xangai (China).

Notícias relacionadas: