Jean Karlo, coordenador de preparatórios, explica o que os estudantes devem priorizar
As inscrições para a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2022 estarão abertas entre os dias 10 e 21 de maio. Sendo assim, milhares de estudantes começam a se preparar para a prova que é considerada o principal vestibular do país. Pensando nisso, Jean Karlo, coordenador de cursos preparatórios da REfuturiza EDU, plataforma de educação para as classes C e D, dá dicas sobre como se preparar para a prova.
“Elaborar um plano de estudos é fundamental para a organização e otimização do tempo. Afinal, dentro desse formato, o estudante conseguirá planejar a sua sequência de estudos, considerando a sua própria rotina”, explica o professor.
Hoje o ENEM é uma das principais portas de entrada às universidades. Isso porque a pontuação obtida no exame dá acesso a programas como o Sisu, para faculdades públicas, e o Prouni, para bolsas de até 100% em faculdades privadas. “Estar atento a essas oportunidades é uma forma de buscar crescimento e ascensão social. Atualmente, existem diversos recursos de aprendizado que podem auxiliar os estudantes, como as videoaulas, podcasts, simulados e exercícios”, comenta.
Para o coordenador de preparatórios e professor da Refuturiza EDU, outras formas que podem contribuir para essa preparação são acompanhar os noticiários e compreender os temas que estão em alta em nível nacional e mundial, fazer exercícios com provas anteriores e criar uma rotina diária de estudos.
“Os participantes precisam estar bem preparados e informados, afinal, em muitos casos a própria mídia tem pautado debates importantes sobre temas sociais”, finaliza.
Sobre a REfuturiza:
A REfuturiza é uma empresa do Grupo Cartão de TODOS focada em empregabilidade e educação detentora das iniciativas REfuturiza EDU, REfuturiza EMPREGOS e REfuturiza CAMPUS. Voltada para jovens e adultos das classes C e D, a marca tem como propósito ajudar cada pessoa a despertar o seu potencial para reescrever a sua história e conquistar o seu sucesso. A iniciativa oferece cursos profissionalizantes, preparatórios e cursos de idiomas a partir de R$9,99.