Pular para o conteúdo

Contrabaixista Eduardo Machado faz show virtual de música instrumental brasileira nesta sexta, dia 29

Apresentação às 19h, em seu canal do YouTube, traz repertório autoral e releituras encerrando o projeto ‘O contrabaixo na MPB’, que abordou ritmos populares, instrumentos e grandes músicos

Para Eduardo Machado, o grande desafio deste show solo é mudar o papel do contrabaixo, de coadjuvante para protagonista, já que ele tem a função principal de conduzir, unir a harmonia e o ritmo, trabalhando a pulsação da música. Foto: Ana Prado

Um passeio pela história da MPB, através dos ritmos populares, seus instrumentos – com destaque para o contrabaixo – e grandes músicos. O renomado contrabaixista e professor de música Eduardo Machado abordou o tema durante quatro oficinas virtuais e, para encerrar o projeto “O contrabaixo na MPB”, ele promove um show solo de música instrumental brasileira, nesta sexta-feira (29/04), às 19h, em seu canal do YouTube (www.youtube.com/EduardoMachadoBass), com repertório autoral e algumas releituras.

Para Eduardo Machado, o grande desafio deste show é mudar o papel do contrabaixo, de coadjuvante para protagonista, já que ele tem a função principal de conduzir, unir a harmonia e o ritmo, trabalhando a pulsação da música. “É raro um contrabaixista fazer show solo porque numa banda somos responsáveis pelo acompanhamento, fazer a ‘levada’, dar apoio aos instrumentos, cantores e solistas. Essa apresentação vai surpreender o público, pois o baixo tem um som característico, bem diferente”, diz.

Trabalho em equipe, que o músico compara a um jogo de futebol. “O contrabaixo é como o zagueiro, mas neste show ele vai jogar como meio de campo, centroavante e vai fazer gol (risos). Vou mostrar o baixo atuando de várias maneiras, criando melodias, harmonia, acordes, efeitos, numa forma não tão usual de se ver, valorizando outros aspectos que não são explorados”, explica Eduardo.

No repertório, músicas autorais, releituras e homenagens a compositores como Sivuca, Jacob do Bandolim, Alegre Corrêa, além de algumas surpresas. Segundo Eduardo, o show será eclético – assim como as oficinas – com ritmos populares como chacarera, chamamé, choro, bossa nova, baião, xote, entre outros.

Com apoio do Bolsa Cultura da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) da Prefeitura Municipal de Franca, o projeto “O contrabaixo na MPB” teve como objetivo valorizar a música brasileira, resgatar a história do contrabaixo apresentando ao público os grandes mestres deste instrumento, destacar os ritmos que estão sendo esquecidos pela nova geração e formar público.

O projeto contemplou quatro oficinas gratuitas, de 18 de fevereiro a 08 de abril, com os seguintes temas: “História do contrabaixo brasileiro”, “Técnicas do instrumento na música brasileira” (participação especial de Sizão Machado), “Sambas e suas vertentes” e “A riqueza e a diversidade da Música Nordestina”, que estão disponíveis no link (https://www.youtube.com/playlist?list=PLNTLFrSmqW2D-T1risULUFRc2c_E962bf).

“Adorei fazer esse projeto, poder compartilhar essa pesquisa com os estudantes, músicos profissionais e amadores, e amantes da música. Recebi muitos feedbacks positivos, que me alegraram muito. Foi um mergulho profundo na história do contrabaixo, da música popular brasileira, e consegui produzir um conteúdo de grande valor, visitando temas importantes do nosso patrimônio cultural imaterial”, avalia Eduardo.

SERVIÇO
Projeto ‘O contrabaixo na MPB’ – Eduardo Machado
Show solo de música instrumental brasileira
Data: sexta-feira (29/04)
Horário: 19 horas
Canal: www.youtube.com/EduardoMachadoBass

O MÚSICO
Considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro da atualidade, Eduardo Machado é formado no Conservatório de Tatuí (SP) e expressa em seu instrumento destreza e versatilidade, características preservadas nos seus 32 anos de carreira, como músico e professor. Sua discografia é composta por 9 CDs e 2 DVDs, com destaque para quatro turnês internacionais, com apresentações em diversos países da Europa, Ásia, América do Norte e América Latina, e premiação no concurso “Novos Talentos do Jazz” (Savassi Festival, Belo Horizonte/MG, 2009).
Já participou de shows e gravações com grandes nomes da música brasileira e internacional como Zeca Baleiro, Roberto Menescal, Toquinho, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Jair Rodrigues, Sandra de Sá, Paula Lima, Margareth Menezes, Dinho Ouro Preto, Luiz Caldas, Zé Geraldo, Diego Figueiredo, Larry Coryell, Arthur Maia, Hamilton de Holanda, Robertinho Silva, Toninho Ferragutti, Victor Biglione, Toninho Horta, Celso Pixinga, Gabriel Grossi, Edu Ribeiro, Marku Ribas, Carlos Bala, Derico, entre outros.