É difícil resistir à guloseima, principalmente durante a Páscoa, mas dosar a quantidade de consumo pode evitar erupções na pele
Já se sabe que os grandes causadores da acne são o excesso de oleosidade na pele e as alterações hormonais que podem ocorrer em qualquer idade. Mas é sabido também que fatores externos, como o excesso de consumo de alimentos com alto índice glicêmico e açucares refinados1, que podem estar presentes em alguns chocolates, contribuem para a sua piora.
Não à toa, a preocupação com o surgimento de acne e espinhas aumenta no período da Páscoa, principalmente para aqueles que já têm tendência no aparecimento das erupções.
Pesquisa da Ipsos, encomendada pela farmacêutica especialista em cuidados com a pele TheraSkin®, mostra que 86% dos brasileiros têm problemas dermatológicos e quase 50% têm a pele oleosa2. Dito isto, o Dr. Antonio Gomes Neto (CRM/SP 115779 – RQE 30599), médico dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ressalta que, pessoas com essas características devem, de fato, redobrar os cuidados.
“O chocolate é um alimento gorduroso, rico em açúcar e leite, e seu consumo em excesso pode contribuir para a inflamação das glândulas sebáceas e aumento da oleosidade da pele. O importante é não se preocupar apenas quando as espinhas já estão ali, mas se antecipar, mantendo uma rotina diária de cuidados com a pele”, explica o médico.
O especialista ressalta ainda que não há problema em comer chocolate durante o período da Páscoa, mas deve-se evitar o excesso e, se possível, optar pelas opções mais saudáveis, que contenham mais concentração de cacau, como os amargos, e ampliar os cuidados com a pele.
“Uma boa limpeza e hidratação do rosto e corpo com produtos destinados à pele oleosa e a mudança de hábitos alimentares, evitando o excesso de açúcares e alimentos pró inflamatórios, que estimulam o surgimento da acne, são uma alternativa”, conta.
Lavar o rosto com sabonete indicado para região oleosa e com tendência acneica, por exemplo, ajuda no combate da oleosidade, diminuindo as chances de aparecimento de espinhas. Mas as lesões de acne que já apareceram devem ser tratadas com produtos próprios, seguindo a indicação médica.
“Jamais esprema as espinhas, pois, além de piorar a inflamação, ainda pode criar cicatrizes indesejadas”, finaliza o dermatologista.
A farmacêutica brasileira TheraSkin® conta com uma linha completa de produtos que atuam na prevenção e tratamento de cravos e espinhas. Um deles é o Papuless® Gel Antiacne, que ajuda a diminuir a oleosidade e atua na melhora da textura e uniformidade da pele. O gel possui secagem rápida e uniformizadora, podendo também ser usado como primer, preparando-a para a maquiagem.
O Sabonete Theracne® promove a limpeza suave, sem agredir a pele. Já o Theracne® Gel Esfoliante Facial promove uma esfoliação multifuncional: estimula a renovação celular, remove e previne cravos e suaviza a pele, complementando os cuidados rotineiros e necessários com a limpeza da pele oleosa e acneica.
Sobre a TheraSkin
Farmacêutica brasileira, especialista em cuidados com a pele e a primeira do país a utilizar a inteligência artificial para suporte da equipe de pesquisa no desenvolvimento de produtos. São mais de 80 anos de atuação, com profissionais comprometidos em entregar qualidade, inovação e fórmulas eficazes e seguras para todos os tipos de pele, valorizando a saúde e o bem-estar de cada indivíduo. Possui fábrica em São Bernardo do Campo, com laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento próprio. Mais informações em: http://theraskin.com.br.
1 https://www.skinanddiet.com/
2 Pesquisa da Ipsos encomendada pela TheraSkin com amostragem de mil pessoas, nacionalmente.