Barão Vermelho, Leo Jaime, Leoni e Flausino & Sideral se apresentam no Memorial da América Latina, com repertórios que homenageiam o artista
O festival Rock Brasil 40 Anos apresenta, neste domingo (3 de abril), um grande tributo a Cazuza, que completaria 64 anos no dia 4 de abril. Flausino & Sideral, Leoni, Leo Jaime e Barão Vermelho são as atrações desta semana, todos com repertórios que homenageiam o artista. Ainda há ingressos disponíveis, no site Ingresso Certo, com valores a partir de R$ 100.
O tributo a Cazuza se estende a toda a programação do festival, com exibição de filmes, espetáculo musical e palestra no CCBB São Paulo e exposição de fotos no Edifício Banco do Brasil, na Avenida Paulista.
O festival Rock Brasil 40 Anos é a maior homenagem de todos os tempos ao rock nacional dos anos 80 e já teve etapas históricas no Rio de Janeiro em outubro de 2021 e em Belo Horizonte em janeiro e fevereiro. Até o dia 21 de abril, o evento vai reunir no Memorial da América Latina artistas as bandas que marcaram a cena musical na década de 80. Nas próximas, se apresentam no palco principal Ultraje a Rigor, Titãs, Ira, Camisa de Vênus, Paulo Ricardo, CeLeeBration (de Beto Lee), Humberto Gessinger, Blitz, Frejat, Nando Reis, Arnaldo Antunes e Marina Lima (veja a programação completa no site Rock Brasil 40 anos).
O festival ocupa três espaços na cidade. Além dos shows para 10 mil pessoas no palco principal (de 34 x 12 metros) montado na parte externa do Memorial da América Latina numa área de 6.400 metros quadrados com praça de alimentação, postos médicos e uma pop up store Osklen Music, a programação se estende ao CCBB (com palestras do jornalista e crítico Nelson Motta, mostra de cinema e espetáculos musicais) e ao Edifício Banco do Brasil (Torre Matarazzo), onde acontecem duas exposições com entrada franca. Todos os protocolos sanitários exigidos pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, serão seguidos à risca para garantir a segurança do público.
MOSTRA DE CINEMA – Com entrada franca, a mostra de cinema no CCBB vem recheada de títulos, entre documentários e filmes de ficção. São eles: “Barão Vermelho — Por que a gente é assim? (2007)’, com direção de Mini Kerti, doc musical que traz a história de uma das bandas precursoras do rock nacional; “Faroeste Caboclo” (2013), dirigido por René Sampaio, baseado na música homônima do grupo Legião Urbana; “Blitz O Filme” (2019), de Paulo Fontenelle, que conta a trajetória da banda sucesso nos anos 80; “Titãs: A Vida Parece uma Festa” (2009), documentário com direção de Oscar Rodrigues Alves e Branco Mello, um dos fundadores do grupo; “Somos Tão Jovens” (2013), cinebiografia do lendário vocalista do Legião Urbana, Renato Russo, com direção de Antonio Carlos da Fontoura; e “Cazuza – O Tempo não Para” (2004), outra cinebio, que traz a história de Cazuza, com direção de Sandra Werneck e Walter Carvalho.
ESPETÁCULOS MUSICAIS — Para garantir ao público uma experiência completa, o Rock Brasil 40 Anos programou também no CCBB uma série de espetáculos consagrados, além da montagem inédita da ópera-rock ”Cazas de Cazuza”, dirigida por Rodrigo Pitta, com os maiores sucessos da carreira do cantor. A programação traz ainda a apresentação de espetáculos musicais consagrados: “Cássia Eller – O Musical”, “Renato Russo – O Musical” e “Cabeça, Um Documentário Cênico”.
EXPOSIÇÕES – No Edifício Banco do Brasil (Torre Matarazzo), na Avenida Paulista, acontecem duas exposições gratuitas. A primeira traz uma seleção de cerca de 60 fotos de artistas e personalidades que representam o Rock Brasil, clicadas ao longo das últimas décadas por Cristina Granato, um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro. A segunda é uma exposição de arte com obras de Luiz Stein e Zé Carratu, artistas plásticos que surgiram junto com o rock brasileiro dos anos 80.
VIDEO MAPPING – O público poderá conferir ainda vídeo mappings temáticos em 3D, criados pelo artista multimídia Batman Zavareze, mostrando imagens de bastidores e os melhores momentos do rock nacional dos anos 80. As projeções acontecem aos domingos, no Memorial da América Latina.
LOJA OFICIAL – A loja será o ponto de venda exclusivo de uma edição limitada de t-shirts da Osklen Rock Brasil 40 Anos, com cinco modelos que celebram o gênero musical com estampas únicas criadas pelos designers da marca. Quem comprar uma camiseta vai ganhar um gift único: uma palheta de guitarra da Osklen. O preço das T-shirt será de R$ 197,00.
Com patrocínio Ourocard e Vibra Energia, e realização do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e da Peck Produções, o festival Rock Brasil 40 Anosterá ainda outra etapa no Rio de Janeiro e encerra sua primeira edição em Brasília, com uma enorme programação musical e cultural que se estende até junho de 2022.