Erva aromática passa por processo de desidratação para acentuar o sabor e é o tempero do mês da Kitano
O orégano, que a maioria dos brasileiros conhece, chega à maioria das cozinhas na forma desidratada, processo que traz mais sabor, aroma e conservação ao tempero. Aromática e perfeita nos preparos de massas, carnes e outros alimentos, essa erva carrega curiosidades valiosas e que fazem a diferença na hora da refeição.
“A começar pelo porquê da desidratação do orégano. Nesse processo é retirado o líquido das folhas do orégano, afinal é a folha quem concentra o aroma e o gosto característico da erva. Desta forma, o orégano seco tem aroma e sabor muito mais acentuados em relação ao fresco e trarão todo esse paladar aos pratos em que for utilizado”, explica Gessica Sponchiado, gerente de marketing da Kitano.
Na hora de guardar o tempero, o ideal é que o orégano seja armazenado em recipientes bem vedados para impedir a exposição à umidade. Lembrando que o tempero é desidratado para ficar longe das partículas de água e outros líquidos. A umidade do ar em contato constante com o orégano seco pode prejudicar o sabor do tempero e abreviar sua validade.
Justamente por estar desidratado, o orégano seco demora mais tempo para liberar sua fragrância e sabor aos alimentos e por isso costuma ser colocado na receita antes de ser submetido a altas temperaturas.
Outro detalhe curioso é o que ocorre na colheita: os melhores oréganos são das folhinhas que ficam no meio do arbusto. “A base da planta pode conter sujidade do solo e o topo da planta fica muito mais exposto ao sol e luminosidade. Então, o centro é a parte mais cuidada e saborosa”, explica a herborista Sabrina Jeha, especialista da Kitano.
Por isso, o orégano Kitano que vai à mesa dos brasileiros é selecionado e colhido apenas da parte central da planta. Depois de conhecer esses detalhes e curiosidades sobre esse tempero tão popular, vamos às receitas com o orégano, que é o tempero do mês da Kitano. Compartilhe seu prato nas redes sociais com a hashtag #VamosTemperarKitano.
Contra Filé Na Manteiga com Alho e Orégano
Tempo de preparo: 30 min
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
● 500g de contra filé em bifes
● 1 colher (café) de sal rosa do Himalaia Kitano Reserva
● 3 colheres (sopa) de manteiga
● 1 colher (chá) de alho granulado Kitano
● 2 colheres (chá) de orégano Kitano
Preparo: Em uma tigela média, junte a carne com o sal rosa do Himalaia Kitano Reserva e misture. Reserve. Em uma frigideira, aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga em fogo médio e frite a carne aos poucos, dourando os dois lados até o ponto desejado. Reserve em local aquecido. Na mesma frigideira, aqueça a manteiga restante, doure o alho granulado Kitano rapidamente, junte o orégano Kitano. Regue a carne com a mistura e sirva em seguida.
Dica Kitano: Ao grelhar a carne, não deixe secar muito, para que mantenha sua suculência.
Omelete de Mussarela, Orégano e Tomate
Tempo de preparo: 10 min
Rendimento: 1 pessoa
Ingredientes:
● Meia colher (chá) de sal rosa do Himalaia Kitano Reserva
● 1 colher (café) de Orégano Kitano
● 1 colher (café) de pimenta-do-reino preta moída Kitano
● 50g de mussarela ralada no ralo grosso
● 1 tomate médio picado sem sementes
● 2 ovos
● 2 colheres (sopa) de azeite
Preparo: Em uma tigela, misture metade do sal rosa do Himalaia Kitano Reserva, o orégano e a pimenta-do-reino preta moída Kitano, a mussarela e o tomate. Reserve. Aqueça o azeite em uma frigideira média, em fogo médio. Bata os ovos, adicione o restante do sal e despeje na frigideira. Deixe dourar levemente. Vire o lado, distribua a mistura reservada na metade da omelete e dobre uma parte sobre a outra, formando um envelope. Doure até o queijo derreter. Sirva quente.
Dica Kitano: Omelete vai bem em todas as refeições, capriche nos acompanhamentos para complementar seu prato como sucos, saladas, legumes, ou o famoso arroz e feijão e bom apetite.
Pizza Dois Queijos com Calabresa e Orégano
Tempo de preparo: 25 min
Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
● 6 discos de massa para mini pizza prontos
● 6 colheres (sopa) de molho de tomate
● 150g de mussarela ralada grosso
● 150g provolone ralado no ralo grosso
● 100g de linguiça calabresa cortada em fatias finas
● 2 colheres (chá) de orégano Kitano
● 6 azeitonas pretas pequenas
Dica Kitano: para untar e regar use azeite extra virgem.
Preparo: Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C). Unte uma assadeira e coloque os discos de massa. Espalhe uma porção do molho em cada disco de massa, distribua a mussarela, o provolone, a linguiça e metade do orégano Kitano. Leve ao forno por 10 minutos ou até derreter os queijos. Retire do forno, distribua as azeitonas, o restante do orégano e regue com azeite. Sirva em seguida.
Para conferir essas e outras receitas de Kitano, acesse o site: Site Oficial Kitano
Sobre a Kitano
Líder nacional no segmento de temperos naturais e com mais de 60 anos de história no Brasil, a Kitano possui um portfólio completo com diversas soluções para uso culinário, sendo mais de 30 tipos de ervas, especiarias, pimentas, temperos 100% naturais e sem conservantes, além de temperos prontos, molhos e sopas. Com ingredientes cuidadosamente selecionados ao longo de toda cadeia de insumos, Kitano inspira e engaja os consumidores brasileiros na descoberta e criação de novos sabores, permitindo ainda mais ideias para diversos tipos de receitas.
Sobre a General Mills
A General Mills é uma empresa líder global em alimentos e trabalha “fazendo os alimentos que o mundo ama”. Suas marcas globais incluem Cheerios, Annie’s, Yoplait, Nature Valley, Häagen-Dazs, Betty Crocker, Pillsbury, Old El Paso, Wanchai Ferry, Yoki, Blue e muitas outras. Com sede em Minneapolis, Minnesota, EUA, a companhia chegou ao Brasil em 1997, quando iniciou as vendas do sorvete premium Häagen-Dazs. Em 2012, adquiriu o Grupo Yoki Alimentos, conquistando um novo modelo de negócios e tornando-se proprietária das marcas Yoki, Mais Vita e Kitano, reconhecidas pelos brasileiros há muitas gerações. Como parte da expansão de seus negócios no País, em 2016, adquiriu a Carolina, líder regional em laticínios e reconhecida por marcas de destaque em iogurtes como Carolina, VeryGurt e Gluck.