Mais de 95% das mulheres sentem dores nos pés de intensidade mediana, quando usam sapatos de salto alto
O salto alto é o calçado favorito das mulheres. Ele transmite estilo e sofisticação, no entanto, o seu uso pode trazer diversos problemas à saúde dos pés. E manter-se em cima do salto por horas a fio, sem sentir incômodos e dores nos pés, é uma tarefa praticamente impossível.
“O salto alto eleva o calcanhar, e coloca todo o peso do corpo sobre a ponta do pé e os dedos, gerando um desequilíbrio de distribuição de peso que provoca lesões nesta região. Além disso, essa postura de ponta de pé coloca estresse no tornozelo, joelhos e coluna, pois muda a posição dessas articulações.”, alerta Mateus Martinez, Diretor de Fisioterapia da Pés Sem Dor, pioneira do ramo das palmilhas e sapatos sob medida.
O uso do salto ainda pode causar problemas posturais, tendinites, joanetes, bolhas, calos e dores nos joelhos. E de acordo com a pesquisa “O salto alto e a mulher brasileira”, realizada pela Pés Sem Dor, 95,7% das mulheres sentem dores nos pés, quando usam sapatos de salto alto. A intensidade da dor mediana é 5 (moderado) em uma escala de 1 a 10. 25,3% das respondentes disseram que sentem dor intensa (7 a 10).
Martinez revela que existem algumas recomendações que podem fazer com que as mulheres possam desfrutar do uso de um salto alto: usar palmilhas ortopédicas, massagear os pés ao final do dia, alternar o uso do salto com um calçado mais baixo e fazer alongamento e exercícios para o pé e panturrilha.