A pediatria pode ser uma das áreas mais gratificantes da medicina, afinal, vai acompanhar o pequeno paciente desde os primeiros meses de vida até, pelo menos, os 18 anos. Além disso, é responsável pelo bem-estar, saúde e desenvolvimento das crianças e adolescentes e está presente em suas principais evoluções.
Portanto, pode ser uma boa opção para os estudantes de medicina que ainda estão em dúvida sobre qual especialidade escolher. E, nessa hora, é importante investir em um curso de pediatria de qualidade, que ofereça tanto conhecimento teórico quanto às competências técnicas para auxiliarem na formação dos novos profissionais.
A seguir, listamos cinco razões que vão te motivar a escolher a pediatria:
Vínculos de longo prazo com pacientes
Poucas especialidades oferecem aos médicos a oportunidade de formar um relacionamento de 18 anos com os pacientes, muitos desses anos sendo saudáveis e felizes. Um bom pediatra faz parte da vida de uma criança, muitas vezes desde os primeiros dias. Esse é um profissional que eles vão se lembrar mesmo quando ficarem fora dos cuidados pediátricos.
A verdade é que o pediatra não está apenas fazendo exames e prescrevendo receitas, está tocando vidas de maneira duradoura. E ver adultos saudáveis emergir de anos de cuidados, ou mesmo ver seus filhos como ex-pacientes voltando depois de se tornarem pais, é uma sensação gratificante.
Possibilidade de cuidar de vários pacientes em um
Especialistas que atendem principalmente adultos perdem uma das coisas mais mágicas da pediatria: ver uma criança crescer da infância à idade adulta, com todos os estágios intermediários. O profissional vê bebês se transformarem em crianças e depois em adolescentes fazendo parte de todo esse processo e acompanhando todas as mudanças, novidades e desafios de cada uma dessas etapas.
Trabalhando muitas áreas diferentes da medicina em um único dia
Apenas algumas carreiras oferecem a diversidade de oportunidades e cenários médicos que uma carreira pediátrica oferece. Como os pediatras geralmente atuam como médicos de cuidados primários para humanos com necessidades muito específicas, há oportunidades para mergulhar em uma ampla gama de sistemas corporais, incluindo a cobertura de necessidades psiquiátricas, doenças crônicas e agudas, preocupações ortopédicas e muito, muito mais.
Embora alguns problemas tenham que ser entregues a um subespecialista pediátrico, é possível ver muito mais diversidade no que trata diariamente do que um médico que trata adultos. E porque seu campo é tão amplo, sempre há maneiras de encontrar nichos na prática que se alinham com seus interesses particulares.
Um mercado de trabalho aquecido
O mercado de trabalho para a pediatria segue sempre aquecido. No Brasil, os números de contratação são altos e as práticas de boa qualidade estão sempre à procura de novas pessoas.
Isso significa que o profissional encontrará uma remuneração competitiva e uma carreira com inúmeras oportunidades para crescer, avançar e ainda seguir sua paixão.
Alta satisfação no trabalho
Escolher uma residência é um momento enorme e potencialmente transformador. Parece senso comum que o arrependimento seguiria os momentos de decisão do “e se” e o medo de uma má escolha, talvez. Esse pode ser o caso de alguns médicos, mas para pediatria, a incidência é incrivelmente baixa. Segundo estudos, aqueles que escolheram uma residência pediátrica categórica relatam que fariam a mesma escolha novamente. Esse número tem sido firmemente superior a 90% há anos.