Pular para o conteúdo

Saiba tudo sobre Lentes de Contato Dental. Verdades e mitos, o que é e como cuidar

As lentes de contato dental são lâminas ultrafinas, de até 0.2mm de espessura, confeccionadas em resina composta ou porcelana. Já as facetas, também são confeccionadas com os mesmos materiais, porém tem uma espessura um pouquinho maior, variando entre 0.2 a 1.5mm. Elas são aderidas aos dentes com a intenção de alterar forma, contorno, proporção e cor.

A Dentista Especialista Dra. Karin Stamer, diretora clínica da Eclinic Odontologia, esclarece algumas informações, mitos e verdades sobre as facetas de porcelana e lentes de contato dentais:

Na aplicação das lentes de contato, há ou não há desgaste dos dentes?

Apesar de as lentes serem minimamente invasivas, pode ser necessário realizar ligeiros desgastes, caso o dentista julgue necessário. “Na maioria dos casos, o desgaste realmente não é preciso, mas o profissional pode decidir desgastar ligeiramente alguma parte do dente para  um ganho estético ou funcional,  que valerá a pena para o resultado final”, explica a Dra. Karin.

Facetas de porcelana ou lente de contato para os dentes, qual a melhor opção?
“Tudo depende das necessidades do seu tratamento. É necessário realizar um diagnóstico e planejamento do seu caso, através de escaneamento digital, raio X panorâmica, fotos, vídeos e o mock-up, que é como um “test drive” do seu sorriso. Tudo isso será utilizado para elaborar um planejamento personalizado exclusivo. Ambas possuem fins estéticos e funcionais, porém, vale ressaltar que existem diferenças entre elas.” esclarece Dra. Karin da Eclinic Odontologia.

Facetas de Porcelana: 
As facetas de porcelana são uma fina camada que envolve o dente,  e medem de 0.2 a 1.5mm de espessura. Elas são cimentadas nas faces frontais dos dentes, podendo ser em apenas 1 dente ou até mesmo em todos os dentes, com o objetivo de corrigir a aparência, imperfeições como manchas, dentes desalinhados,servindo como uma “capa”. “Para aplicação das facetas de porcelana, normalmente é preciso realizar algum desgaste nos dentes para corrigi-los e para que a estética fique adequada. Dentes mais escuros e manchados normalmente precisam ser clareados antes da colocação das facetas, para camuflar melhor e conseguir o melhor resultado estético” argumenta a diretora clínica da Eclinic Odontologia.

Lentes de Contato:
As lentes de contato dental, são camadas ultrafinas com até 0.2mm de espessura.
Na maioria dos casos de lentes de contato, o desgaste de dente não é necessário ou realmente mínimo. “A lente de contato dental é a mais indicada para corrigir a cor, espaços entre os dentes (diastemas), aumento do comprimento dos dentes e correção na largura e forma dos dentes, levando-se em consideração os desejos do paciente e o que proporciona melhor estética facial e do seu sorriso.” explica a Dra. Karin Stamer.

Podem corrigir dentes fraturados e lascados?
Verdade. Um dos usos mais comuns das lentes é para reparar pequenas fraturas e desgastes. Elas podem cobrir superfícies irregulares, melhorando a textura e promovendo um efeito polido e natural.

Pessoas com bruxismo não podem usá-las?
Mito. Pessoas que possuem o problema de bruxismo, desordem funcional que ocasiona ranger ou apertar dos dentes, podem sim usar esse procedimento para corrigir desgastes dentais e devolver estrutura perdida pelo desgaste. Porém nesses casos, é necessário que o paciente use placa de mordida após o procedimento. Em casos de bruxismo muito severo, pode ser preciso um tratamento com equipe multidisciplinar. Dessa forma será feito o controle da doença para evitar o contínuo desgaste dos dentes.

Preciso deixar de consumir certas comidas e bebidas?
Mito. Existem cuidados que são necessários para a manutenção da saúde bucal, mas nada diferente do que se deve ter com os dentes naturais, mesmo sem as lentes. Mastigar gelo, por exemplo, não faz bem a nenhum dente, pois há risco de fratura. As facetas ainda trazem benefícios em relação a alimentação, pois diferente dos dentes naturais, não pigmentam com bebidas escuras, como chá, e café por exemplo. Além disso, da mesma forma que não é recomendado mastigar alimentos muito duros com seus dentes, deve evitar também com suas facetas de porcelana ou lentes de contato dental. Na verdade, a resistência do dente com as lentes ou facetas até aumenta, portanto se houver alguma fratura, certamente iria ocorrer independentemente da presença das lentes ou facetas.

Esse tratamento é considerado irreversível, portanto busque um profissional capacitado, para que não sejam realizados desgastes desnecessários, exagerados e para que você se sinta feliz e com a autoestima renovada. Esse procedimento é um investimento importante para você e a escolha de um bom especialista vai gerar mais conforto e qualidade para esse investimento.

Posso retirar as lentes no futuro?
O tratamento geralmente é definitivo. Uma vez realizado, as lentes podem ser substituídas por outras, mas o paciente não poderá ficar mais sem as lentes, principalmente por causa da necessidade dos pequenos desgastes, que uma vez realizado, é considerado um procedimento irreversível.

A Dra. Karin Stamer, diretora clínica da Eclinic Odontologia, salienta que os cuidados de higiene bucal que devem ser tomados com as facetas e as lentes dentais são os mesmo que são necessários sem lentes. “Limpeza diária com escovação após as refeições e uso de fio dental são cuidados indispensáveis. E é de extrema importância visitas  regulares ao dentista  para revisões da sua saúde bucal, tendo ou não a aplicação das lentes dentais.” orienta a especialista Dra. Karin.

A diretora da Eclinic Odontologia Dra. Karin Stamer, finaliza ressaltando que as facetas de porcelana e as lentes de contato dental são importantes para corrigir a estética dos dentes, mas quando se trata de saúde bucal todo cuidado possível é necessário. Por isso, não deixe de consultar seu dentista e garantir que a higiene e a sua saúde bucal estejam sempre em dia.

 


Dra. Karin Stamer Janikian – CRO: 48859
ECLINIC ODONTOLIGIA
Ortodontista e Especialista em Harmonização Orofacial
Graduada em Odontologia pela Universidade Paulista – UNIP. Especialista em Ortodontia e
Ortopedia Facial pela Universidade Paulista – UNIP e Odontopediatria pela ABENO-
Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Residência em Ortodontia pela Michigan
University, Ann Arbor e Pós-graduada em Harmonização Orofacial HOF com aperfeiçoamento pela Harvard University, Cambridge Massachusetts.
Capacitada para o atendimento à bebês pela Fundecto-USP, uso de sedação consciente
com Óxido Nitroso e utilização de Ozonioterapia. Qualificada pela Invisalign Doctor e Digital
Smile Design Doctor. Membro Efetiva da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial – Abor