Pular para o conteúdo

Luta entre Whindersson Nunes e ‘Popó’ mostra potencial do mercado da cannabis medicinal entre atletas

A Kaya Mind, primeira empresa brasileira de inteligência do mercado da cannabis, estima que o uso de derivados da cannabis entre atletas no Brasil movimentaria mais de R$ 900 milhões a cada ano e que haveria mais de 800 mil potenciais usuários desses produtos. Esses números foram divulgados em um relatório de mercado realizado pela empresa de dados em dezembro de 2021. O material, intitulado de “Cannabis e Esportes”, está disponível para acesso gratuito e teve apoio de três empresas do setor.

Nos últimos anos, instituições oficiais do esporte, como a Wada (Agência Mundial Antidoping), afrouxaram suas regras em relação ao consumo de cannabis entre atletas de alto rendimento – o uso de canabidiol (CBD) se tornou permitido em 2018. Desde então, atletas profissionais, amadores e eventuais, perfis de praticantes de atividades físicas e esportes determinadas pela Kaya Mind no relatório, passaram a se manifestar publicamente sobre os benefícios desse uso, além de serem patrocinados por empresas do ramo e criarem negócios voltados a essa indústria. A luta entre Whindersson Nunes e Acelino ‘Popó’ Freitas, no dia 30 de janeiro, contou com o lançamento de NFTs e criptoativos voltados para cannabis medicinal, energia solar e outros setores, além do próprio influenciador e youtuber ter sido patrocinado por uma empresa brasileira com foco em maconha para fins medicinais, a USA Hemp, que ainda esteve presente com seu logo no vestuário do artista.

Ainda assim, o conservadorismo do meio esportivo em relação a outras substâncias da cannabis, a regulamentação brasileira e a falta de profissionais de saúde que prescrevem o uso medicinal da cannabis no país impossibilita um acesso amplo aos medicamentos à base da planta entre os atletas. A Kaya Mind projetou que, caso houvesse uma maior receptividade e um marco regulatório em torno da cannabis no país, o potencial do mercado da planta voltado aos esportes seria significativo social e economicamente ao movimentar R$ 900 milhões a cada ano. O uso de CBD e outras propriedades terapêuticas da cannabis pode oferecer aos atletas benefícios à saúde, ao desempenho no esporte e na qualidade de vida, pois têm ações anti-inflamatórias, analgésicas, ansiolíticas e também previnem condições comuns causadas pelo esforço físico excessivo.

Os atletas, dependendo do tipo e da intensidade do esporte praticado, são acometidos por lesões específicas, sendo elas atraumáticas, traumáticas, diretas, indiretas e condições chamadas de overreaching e overtraining, além de consequências psicológicas ocasionadas pela constante busca por resultados no meio esportivo profissional. Por isso, as necessidades terapêuticas dos atletas se diferem de pacientes comuns acometidos por condições médicas, pois têm demandas específicas em relação às propriedades terapêuticas da cannabis.

“A melhora na recuperação muscular, na ansiedade, na qualidade do sono e na diminuição do quadro inflamatório característico de atividades físicas de alta intensidade está mudando a maneira como os atletas encaram seus ciclos de treino e revolucionando o tratamento para fisioterapeutas e nutricionistas”, explica Fernando Paternostro, CEO do myGrazz, plataforma que faz curadoria de marcas de derivados da cannabis e patrocinadora do relatório “Cannabis e Esportes”.

O documento mostra, também, como o uso de cada fitocanabinoide da cannabis atua no sistema endocanabinoide e pode melhorar a qualidade de vida dos atletas. “As experiências reais dos atletas parceiros da Pangaia são fundamentais para mostrar ao público como os fitocanabinoides da cannabis agem em sintonia extrema com o sistema endocanabinoide presente no corpo humano, melhorando naturalmente o dia a dia de treinos de cada um deles em suas modalidades. Ouvimos relatos constantes de evolução nas condições de dores crônicas, melhora do sono, diminuição da ansiedade e de efeito anti-inflamatório, fazendo diferença na vida não só desses atletas de alto rendimento, mas de pacientes no geral e de famílias inteiras que ganharam um alívio e uma perspectiva de rotina mais saudável e natural”, diz Renan Miguel, COO da Pangaia CBD, comerciante de produtos à base de cannabis e apoiadora do “Cannabis e Esporte”.

“A cannabis é uma medicação natural e eficaz em promover melhora da qualidade de vida dos pacientes auxiliando no controle de dores, do apetite, do sono e dessa forma dando mais disposição para as tarefas diárias”, complementa Frank Damasceno, CEO da Well Green Brazil, empresa que dá todo o suporte necessário para quem deseja iniciar um tratamento com derivados da planta e também esteve por trás do lançamento do relatório.

O relatório “Cannabis e Esportes” foi baseado em fontes oficiais e os dados apresentados foram balizados a partir de pesquisas e métricas internas da Kaya Mind. Foram selecionadas 24 modalidades esportivas e considerados 15 fatores socioculturais, econômicos, fisiológicos e característicos para a análise que perpassa desde a projeção de consumo médio resultado de tamanho de mercado.

SERVIÇO

Nome: Cannabis e Esportes
País: Brasil
Idiomas: Português
Páginas: +100
Ano: 2021
Valor: Gratuito

 

Sobre a Kaya Mind

Primeira e única empresa brasileira que trabalha com inteligência de mercado para o setor da cannabis e mercados afiliados. Ao cruzar informações e dados, traduz resultados em pesquisas e análises para o setor da cannabis, oferecendo relatórios de mercado e projetos customizados para clientes.

Sobre o myGrazz

O myGrazz é o primeiro aplicativo voltado para trazer acesso a cannabis medicinal no Brasil. A plataforma disponibiliza uma equipe de médicos com diversas especialidades e experiência no tratamento com cannabis. Ainda, auxilia na retirada da autorização junto a Anvisa e a realizar a compra dos produtos. Ainda, há um mapa com clínicas para consulta presencial, venda de teste genético, e localizador de associações de cannabis medicinal. Contato: fernando@mygrazz.com

Sobre a Pangaia CBD

A Pangaia Trading Company é uma empresa multinacional fundada na Flórida-EUA e que atua no mercado brasileiro como comerciante de produtos à base de cannabis de altíssima qualidade e como desmistificadora do tema com histórias reais e informações relevantes, proporcionando uma rotina mais saudável, natural e com variados benefícios ao bem-estar físico, mental e emocional de seus pacientes. Contato: contato@pangaiacbd.com

Sobre a Well Green Brasil

A missão da WGB é oferecer o serviço de consulta médica especializada, avaliar a indicação de uso e prescrever de acordo com a patologia. A empresa presta atendimento de qualidade e acompanha o paciente, fazendo titulação da dose e dando o suporte necessário para quem inicia o tratamento. Indica somente produtos de certificação internacional reforçando o compromisso em oferecer o que há de melhor no mercado para os pacientes. Contato: contato@wellgreenbrasil.com.br