Para quem tem familiares e amigos vivendo além das fronteiras do Brasil, é necessário encontrar uma maneira confiável e rápida para efetuar transações
Escolher a melhor opção para fazer transações internacionais é a chave para pagar menos e otimizar o valor que você irá desembolsar para concluir a operação, entretanto, encontrar uma maneira confiável pode ser um desafio.
Ivan Costa, especialista que está à frente da Target Câmbio, explica que ao enviar dinheiro ao exterior são aplicadas taxas e impostos e o caminho para pagar menos é escolher a forma mais econômica. “Mandar valores para outros países é coisa séria, desta forma, ao contratar esse serviço, certifique-se de que a empresa é confiável. O primeiro passo é fazer uma pesquisa sobre a reputação do negócio em plataformas como o Reclame Aqui”.
Vale lembrar que para operar no mercado cambial e de remessa de recursos, é necessário um registro e licenciamento prévio da maior autoridade na gestão de ativos financeiros, que é o Banco Central do Brasil (BCB). “A consulta pode ser feita através do site da instituição. Outra maneira de verificar a credibilidade da instituição é certificar se a empresa está associada à Abracam – Associação Brasileira de Câmbio”, orienta.
Para encontrar um serviço de segurança, Ivan aconselha a escolher uma empresa que trabalhe com diversos tipos de operações de câmbio, com capacidade de atender volumes mais amplos. “A infraestrutura das organizações que trabalham com grandes operações de importação e exportação permite que o processo de remessa de pessoa física seja feito com facilidade”.
O especialista de câmbio pontua que prestar atenção em alguns detalhes faz toda diferença, como por exemplo, a transparência. “Ao realizar uma transferência, o cliente deve ter acesso as taxas de câmbio, impostos e o valor final que o recebedor irá encontrar quando o pagamento for liberado. O apoio em todas as etapas é imprescindível, pois o provedor da transferência precisa garantir que o dinheiro chegue ao destinatário e seja informado de todo o andamento do processo”.
Outro fator importante é verificar como é o suporte e o atendimento em caso de problemas. “Opte por negócios reconhecidos pelo atendimento e que tenham canais amplos de diálogo e, inclusive com estrutura físicas”, ressalta Costa.
Por isso, antes de fechar qualquer negócio com alguma empresa no Brasil e no exterior, é necessário entender como será o pagamento de impostos e taxas de remessas. “Normalmente todos os valores enviados têm cobrança de taxas ou impostos”, diz.
Já os impostos são cobrados pelo Governo Federal e variam de acordo com o tipo de transação.
Ribeirão Preto conta com empresa independente que busca assessorar os clientes pelas melhores opções nas transações de fechamento de câmbio nas importações, exportações, remessas internacionais e demais soluções relacionadas ao mercado cambial. Mais informações sobre a Target Câmbio podem ser encontradas no site https://targetcambio.com.br.
* Enviar dinheiro para fora do Brasil é uma operação autorizada pelo Banco Central do Brasil (BACEN). As operações são fiscalizadas e existem regras nos procedimentos.