Durante o período de férias escolares, os pais precisam de muita criatividade para manter as crianças entretidas. Então, por que não unir o útil ao agradável? Além de criar uma guloseima que vai agradar a todos, a prática da culinária também ajuda a desenvolver habilidades que auxiliam na evolução da coordenação motora e da criatividade dos pequenos.
A Unium selecionou duas receitas saborosas (e coloridas!) para ajudar nessa missão. Confira:
CUPCAKES COLORIDOS
Ingredientes para a massa:
180g de farinha de trigo Herança Holandesa premium
120g de açúcar
60g de manteiga
3 gemas
125ml de leite
2 colheres (chá) de fermento químico
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de suco de limão
4 colheres (sopa) confeitos coloridos
Ingredientes para a cobertura:
3 claras
180g de açúcar
150g de manteiga
confeitos coloridos
Preparo:
Para a massa: misturar o trigo, o fermento e o bicarbonato e reservar. Misturar o leite e o suco de limão e reservar.
Na batedeira, bater a manteiga com o açúcar até obter um creme, diminuir a velocidade e juntar as gemas. Adicionar um terço da mistura seca, metade do leite talhado, mais um terço da mistura, o restante do leite e o restante dos secos.
Misturar os confeitos e distribuir a massa em 12 forminhas de cupcake. A massa não deve ocupar mais que dois terços da forminha.
Assar em forno pré-aquecido em 180oC por 30 minutos – ou até que um palito espetado na massa saia limpo.
Para a cobertura: misturar as claras com o açúcar em uma panela e levar ao fogo brando,mexendo sempre, até dissolver os grãos de açúcar.
Colocar na batedeira e bater em velocidade alta com o globo de arame até esfriar, quando se deve obter um merengue firme e brilhante. Diminuir a velocidade e acrescentar a manteiga, uma colher de cada vez, até incorporar bem.
Colocar na geladeira por 20 minutos. Bater novamente, desta vez com a raquete, para obter um creme liso e sem bolhas.
Com um saco de confeiteiro e bico pitanga, cobrir os cupcakes com um pompom de creme e polvilhar confeitos.
Tempo de preparo: 1h45
Rendimento: 12 unidades
DONUTS DIVERTIDOS
Ingredientes para a massa:
4 1/2 xícara de farinha de trigo Herança Holandesa tradicional
1 xícara de leite morno
1/4 xícara de açúcar
120g de manteiga derretida
2 ovos
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
10g de fermento biológico seco
Ingredientes para a cobertura:
1 xícara de açúcar de confeiteiro
3 colheres (sopa) de leite
corante rosa
confeitos coloridos
óleo, para fritar por imersão
Preparo
Misturar o leite, o fermento e metade do açúcar. Reservar por 5 minutos.
Na batedeira, misturar a farinha de trigo com o açúcar restante e o sal. Juntar a mistura de leite com fermento, a manteiga, os ovos e a baunilha e bater em velocidade baixa, usando o gancho.
Quando os ingredientes estiverem incorporados, aumentar para velocidade média e sovar por 5 minutos. Cobrir com um pano e deixar crescer por 1 hora.
Polvilhar um pouco de trigo na bancada e colocar a massa. Polvilhar trigo sobre a massa e abrir com um rolo até obter um retângulo de massa com 2 centímetros de altura.
Cortar a massa com aro redondo e usar um aro menor para fazer o corte central, formando uma argola.
Aquecer o óleo e fritar as massas, ambos os lados, até dourar – cerca de um minutos de cada lado. Deixar escorrer o excesso de gordura sobre uma grade.
Para a cobertura: peneirar o açúcar e misturar o leite. Adicionar o corante até obter o tom desejado, misturando uma gota de cada vez. Mergulhar um dos lados do donut na cobertura, colocar novamente sobre a grade e polvilhar os confeitos coloridos.
Tempo de preparo: 2h
Sobre a Unium
Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Todas as marcas reunidas pela Unium, inclusive a Alegra, são reconhecidas pela qualidade e excelência.
A Unium também conta com três marcas de lácteos: Naturalle – de produtos livres de aditivos -, Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium conta com a marca Herança Holandesa – farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22000, o que a qualifica com elevados padrões de exigência.